Projeto piloto leva o jogo de xadrez até as escolas municipais de Nova Iguaçu

Aos 15 anos, a estudante Sabrina Ramos Rodrigues, aluna do 7° ano da Escola Municipal de Jaceruba, em Nova Iguaçu, conheceu pela primeira o jogo de xadrez. E a ela não é a única. Através de um projeto pioneiro que está sendo implementado pela prefeitura da cidade em algumas escolas da rede municipal de educação, outros estudantes também terão tendo a mesma oportunidade. A ideia é levar o esporte até a sala de aula como uma ferramenta para estimular o raciocínio lógico e estratégico, além de reforçar o aprendizado da matemática.

“Não olhava o xadrez como um esporte e muito menos que envolvia a matemática. Na televisão sempre me pareceu muito difícil, mas jogando pela primeira vez, percebi que não é. É só pensar muito antes de cada jogada e analisar a jogada do seu adversário. Eu adorei e quero praticar cada vez mais”, garante a aluna.

Os alunos interessados em aprender o esporte, além das oficinas, participarão de um torneio municipal que será realizado nos dias 18 e 25/08. Nesta competição outros estudantes da rede, que têm o conhecimento mínimo do xadrez, mesmo de escolas que não estão no projeto piloto, também podem participar. Os jogos serão divididos por faixa etária, de 9 a 17 anos.

“O xadrez é um instrumento de aprendizado muito importante. Através dele, o jogador, no caso aluno, compreende as noções de estratégica, de respeitar a jogada do seu adversário e pensar antes de agir. O jogo estimula o raciocínio, que pode ajudar muitos nos estudos, provas e concursos”, afirma o professor de educação física, André Luís Barbosa.

A iniciativa faz parte de uma das ações do município para promover a Olimpíada Municipal de Matemática, para os estudantes do 4° e 5° anos. A competição é a primeira e única no Brasil para este segmento e tem o apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o mesmo que realiza a Olimpíada Nacional de Matemática. Ao todo, 118 escolas e mais de 16 mil alunos da rede municipal de Nova Iguaçu participarão.

“O objetivo é que o xadrez e a olimpíada entrem no currículo escolar da cidade, despertando ainda mais a vontade dos estudantes em aprender matemática, de forma lúdica e divertida”, explicou a secretária de Educação Maria Virgínia Andrade Rocha.