Festival de Artes de Nova Iguaçu termina no Dia de Santo Antônio

Termina na próxima terça-feira (13) a primeira edição do Festival de Artes de Nova Iguaçu, promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG). O evento, que teve início no dia 13 de janeiro e marcou a abertura pelas comemorações dos 190 anos de fundação da cidade, se encerra no dia de seu padroeiro, Santo Antônio.

Sucesso de público e crítica, o Festival de Artes de Nova Iguaçu concluirá os cinco meses de eventos com 196 apresentações que envolveram mais de mil artistas. “O festival já está marcado na história da cidade graças ao empenho de artistas individuais, bandas, grupos de teatro, dança e musicais, além de artes visuais circos e folias de Reis que abraçaram esta ideia e participaram do fortalecimento da cultura da nossa cidade”, celebra Miguel Ribeiro, presidente da FENIG.

Nesta reta final, o festival estará inserido em três eventos da cidade: Festa do Agricultor em Marambaia, Festa na Serra do Vulcão e Festa de Santo Antônio, um dos mais tradicionais eventos da cidade.

A Festa do Agricultor será no sábado (10), a partir das 16h, no Campo do Marambaia, na Estrada Federal de Tinguá. As atrações musicais são a Turminha do Som, Lessa e Catiane e Pimenta do Reino, grupo de música nordestina da Baixada Fluminense, liderado pelo vocalista Daniel Guerra.

A Festa na Serra do Vulcão será no domingo (11) no Mirante da Igrejinha, a partir das 16h. O projeto “Música na Natureza” apresentará um tributo a Belchior com o cantor Beto Rocha. Será uma oportunidade para o público curtir boa música ao entardecer em um cenário deslumbrante, com vista privilegiada de toda a cidade.

A Festa de Santo Antônio será realizada de 10 a 13 de junho, na Avenida Amaral Peixoto, esquina com a Travessa Mariano de Moura. O sábado (10), primeiro dia de festejos, será marcado pela “Virada Cultural”, das 8h às 22h. As atrações são: Circo Show Baixada, Ritmos Urbanos, Poesia Lirian Tabosa, Dança Marco Aurélio, Poesia ao Pé do Ouvido, Cíntia Jocas e Projeto Crescer e Wellington Firmino.

No domingo (11) o “Música na Natureza” terá as apresentações da iguaçuana Dayo Nogueira, cantando Neo Soul e MPB, e a banda Alex Kid, com uma mistura de pop rock nacional e internacional. As apresentações irão das 17h às 22h. Na segunda (12), neste mesmo horário, quem se apresenta é Só Damas, grupo integrado exclusivamente por mulheres que tocam e cantam o melhor do samba e da MPB, e o cantor Marvin Maciel. A última atração do Festival de Artes acontece na terça-feira (13), também das 17h às 22h, com os shows de Laís Sobreira, Grupo Pirraça e Pimenta do Reino.

O Festival de Artes é promovido pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), da Secretaria Municipal de Cultura ( SEMCULT) , e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR). Todos os eventos são gratuitos. A programação semanal pode ser consultada em www.novaiguacu.rj.gov.br/fenig/festivaldeartes.