Nova Iguaçu: EMLURB incentiva descarte correto de entulho e outros tipos de lixo

Ano novo, hábitos novos. Com o 13º salário na conta, é comum que muitas pessoas queiram utilizar o dinheiro extra para embelezar suas residências. Mas até mesmo as pequenas reformas podem gerar grandes transtornos na hora de se desfazer de entulhos ou móveis antigos, por exemplo. Por isso, a Prefeitura de Nova Iguaçu orienta seus munícipes a seguirem a cartilha da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (EMLURB).

O descarte correto de resíduos, além de manter a cidade limpa, evita que o responsável sofra as sanções previstas na Lei Municipal 3.041 de dezembro de 1999. “Muitas pessoas têm o costume de descartar entulho e até mesmo mobílias como se fossem lixo comum, mas não são. É preciso criar o hábito de armazenar o material corretamente para facilitar sua remoção. Afinal de contas, cidade limpa é responsabilidade de todos”, orienta Alexander Bento Rezende, presidente da EMLURB.

Confira as recomendações da EMLURB para o descarte de entulho e outros tipos de lixo:

> Entulho
– É recolhido apenas 1m³ (quantidade equivalente a uma caixa d’água de mil litros):
– Ensaque seu entulho com peso de máximo de 12 kg por saco, máximo de 30 sacos grandes (de farinha ou ração cheios pela metade), ou até 100 sacos pequenos de 2 kg por solicitação programada;
– Ligue para o Disk-EMLURB, para programar a remoção gratuita;
– Prazo de 48h para a remoção
– Para a quantidade maior que a permitida é necessária contratar uma empresa credenciada e especializada na remoção de entulhos.

> Madeiras e galhos
– Manter amarrados em pequenas quantidade;
– Ligue para o Disk-EMLURB.

> Inservíveis (Móveis, colchões e etc.)
– Ligue para o Disk-EMLURB, para programar a remoção gratuita;
– As remoções são realizadas apenas aos Sábados, entre 7h e 15h.

> Recicláveis
– Separe seus resíduos secos dos não recicláveis;
– Os resíduos recicláveis podem ser entregues no Ponto de Entrega Voluntária (Ecoponto);
– Para a adesão da Coleta Seletiva (Porta a porta) – Entrar em contato com a EMLURB para mais informações.

> Pilhas, baterias e óleo
– Podem ser entregues no Ponto de Entrega Voluntário (Ecoponto), nas Cooperativas e nos Shoppings.

> Pneus
– Deverão ser entregues no Ecoponto.
– Ecoponto: Rua Fluminense, 78 – Austin.
– CoopCarmo: Rua Guarani, 405 – Jacutinga – Mesquita. (Conveniada);
– Cooperativa Vitória: Rua Telles Bitencourt, 192 (Atrás da Prefeitura Cooperativa Credenciada);
– Associação Comité Ponto Chic: Rua Pedro Cunha, 307 Ponto Chic – Nova Iguaçu (Credenciada).

A EMLURB fica na Rua Coronel Carlos Matos, 100, Centro, e funciona das 9h às 17h. O atendimento também pode ser feito pelo e-mail tgo@emlurb-novaiguacu.rj.gov.br ou pelo Disk-EMLURB: 0800 023 2626 e os telefones 2768-9234 e 2768-8024.