Moradores do bairro Palhada são atendidos pelo projeto Saúde em Ação

Serviços foram oferecidos na Clínica da Família Marfel. A cada sábado, uma unidade abrirá as portas à população

Com uma rotina apertada de trabalho, o montador de forro Sandro Ricardo Magalhães, de 43 anos, não tinha tempo disponível para ir a consultas e fazer exames durante a semana. Porém, ele e outros moradores aproveitaram para manter a rotina de saúde em dia por meio dos serviços oferecidos pela Clínica da Família Marfel, no bairro Palhada, que abriu as portas neste sábado (6) para atender a população, dentro do projeto “Saúde em Ação, sábado também é dia de se cuidar”, da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (SEMUS).“Essa é uma ação importante, pois quem trabalha durante a semana não tem como vir. Então, eu trouxe minha mãe no médico e aproveitei a oportunidade para me consultar com o dentista e atualizar minha caderneta de vacinação, com doses contra a influenza e a de reforço contra a Covid-19”, explica Sandro, ao lado da mãe, Marileia Santana Ricardo, de 66 anos.

Foi pensando em cuidar de Sandro e de outros milhares de iguaçuanos, que não tem tempo disponível para comparecer às clínicas da família, que a SEMUS iniciou o projeto. A expectativa é que a cada sábado uma unidade de saúde abra as portas para atender a população, oferecendo os mesmos serviços que são disponibilizados durante a semana.

“Este é um programa que vai atender a população que, por algum motivo, não pode buscar atendimento durante a semana e, muitas vezes, só tem o sábado disponível. Vamos levar saúde para os moradores, oferecendo serviços completos. Temos um cronograma de ações previstas até o final do ano e vamos divulgar quais são os locais nos veículos de comunicação oficias da prefeitura”, destaca o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, que acompanhou o primeiro dia do projeto.

A Clínica da Família Marfel registrou 172 atendimentos à população da Palhada e de outros bairros da região neste sábado, entre consultas, exames, vacinas aplicadas e testes rápidos. Os moradores aproveitaram serviços para marcação de consultas e exames, avaliação médica para crianças e adultos (50), atendimentos odontológico (46) e psicológico (14), vacinação contra a Covid-19 (33), influenza e outras doenças, testes rápidos para identificar coronavírus, sífilis, HIV e hepatite (18), coleta de preventivo (8), planejamento familiar (3) e avaliação fisioterapêutica.

Clínica da Família Km 32 receberá a próxima ação

No próximo sábado (13), o projeto vai até o Km 32, e a população poderá buscar atendimento na Clínica da Família do bairro. Já em 20 de agosto, a ação acontecerá na Clínica da Família Manoel Moreira de Oliveira, em Tinguá, e, no dia 27, será a vez da Clínica da Família Rodilândia. Em setembro, no dia 3, a Unidade Básica de Saúde do Cobrex vai receber os serviços de saúde. Ao longo do próximo mês, outras unidades serão anunciadas pelos veículos oficiais de comunicação da Prefeitura de Nova Iguaçu.Endereços

Clínica da Família KM 32
Estrada Rio-São Paulo (BR-465)