Prefeitura de Nova Iguaçu inaugura a nova rampa de voo livre da Serra do Vulcão neste domingo (7)

A cidade de Nova Iguaçu vai contar com mais um atrativo para os apaixonados por esportes radicais e pelo meio ambiente. Neste domingo (7), a Prefeitura inaugura a nova rampa de voo livre da Serra do Vulcão, que passou por obras e promete ser uma experiência marcante e desafiadora para os praticantes do voo de parapente. A concentração para o evento começa às 8h, próximo à Universidade de Nova Iguaçu (UNIG).

Os participantes farão uma trilha a pé de 7 km de subida da base da montanha até a chegada à rampa. O acesso é feito pela Estrada da Rampa, que também passou por melhorias para facilitar a chegada dos visitantes e as ações feitas pela Guarda Ambiental na Serra do Vulcão. Após a abertura da rampa, acontecerá uma revoada de asas e parapentes.

A reforma da nova rampa de voo livre da Serra do Vulcão foi feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) e pela Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (CODENI). Foram feitas as trocas das madeiras, reforço da base e de fixação do local, pintura personalizada, a construção de um abrigo contra o sol, o trabalho de paisagismo da área e melhorias na acessibilidade ao local. A rampa foi construída para a decolagem de parapente.

Informações sobre a rampa

A rampa fica na área norte do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, no maciço Gericinó Mendanha. Foi construída na década de 80, por iniciativa de praticantes do voo livre. São 7 km de distância para acessar a rampa, a uma altitude de 850 metros à nível do mar. Essa é considerada uma das trilhas mais desafiadoras do estado, mas proporciona uma bela vista da região. É possível avistar a Baía de Guanabara, a Baía de Sepetiba e aproveitar o meio ambiente.