Praça do Skate é reaberta em Nova Iguaçu, com destaque para brinquedos inclusivos. Pista de skate segue em reforma

Uma das áreas de lazer mais icônicas de Nova Iguaçu está, novamente, de portas abertas à população. A Prefeitura reabriu, nesta semana, a Praça Ricardo Xavier da Silveira, localizada no Centro e popularmente conhecida como Praça do Skate. O espaço, com aproximadamente 5.600 metros quadrados e que vai funcionar diariamente de 6h às 23h, foi totalmente revitalizado e conta agora com atrativos também para pessoas com deficiência. Já a pista de skate segue fechada para reforma e deve ser entregue ainda este ano.

A praça ganhou uma Academia da Terceira Idade, bicicletários, novos bancos e alambrados para as quadras poliesportiva e de vôlei de areia, mesas de ping pong e futmesa, além de um novo parquinho para as crianças. O playground, inclusive, conta com brinquedos adaptados para pessoas com deficiência. E foram justamente os brinquedos inclusivos que chamaram a atenção de Joyce Kelly Salvador, de 28 anos, e da filha Agatha, de 9.

Moradora de Duque de Caxias, elas estiveram em Nova Iguaçu para um evento no fim de semana e ficaram hospedadas em um apart hotel próximo à Praça do Skate. Antes do check-out, porém, fizeram questão de conhecer o espaço. “Assim que chegamos na praça, percebi que aqui tem acessibilidade. Fiquei ainda mais encantada quando levei minha filha ao parquinho e vi que há brinquedos para crianças com deficiência. É muito importante que elas possam frequentar a praça e interagir com outras crianças”, destacou Joyce. “Perto da minha casa tem uma praça boa, mas sem esta acessibilidade e brinquedos inclusivos”, acrescentou.

Das areias da praça para a seleção brasileira

Na última segunda-feira (1º), Isabella Letícia Nunes Rocha foi à Praça do Skate acompanhar o treinamento de uma das turmas de Carlão Silva, ex-jogador de vôlei que mantém um projeto social na praça há 20 anos e já ensinou o esporte a mais de duas mil crianças e adolescentes. Isabella, que naquele dia se apresentou à seleção brasileira Sub-19 para uma sequência de treinamentos em Saquarema, arrumou uma brecha na agenda para visitar a quadra onde deu seus primeiros passos no vôlei.

“Esta praça tem uma grande importância na minha vida. Comecei a praticar o vôlei nesta quadra quando tinha 7 anos e ainda hoje, sempre que possível, venho treinar com o Carlão”, disse a jovem de 17 anos.

Embora ainda não tenha atingido a maioridade, a ponteira já é atleta profissional. Ela disputou a última Superliga Feminina pelo Fluminense e se prepara para defender o São Caetano na próxima temporada. Enquanto isso, o jovem talento lapidado por Carlão Silva nas areias da Praça do Skate treina com a seleção sub-19, que irá disputar o Campeonato Sul-Americano da categoria, em setembro. Mas as ambições de Isabella são ainda maiores.

“Meu objetivo principal é participar de uma Olimpíadas e conquistar a medalha de ouro”, revela a atleta, reconhecendo a importância do passado não tão distante na quadra de areia da praça iguaçuana para que no futuro ela possa ser internacionalmente conhecida pelo talento nas quadras mundo afora.

loker situbondo https://suaralama.info/