Prefeitura de Nova Iguaçu vai abrir inscrições para candidatos de representantes dos servidores na CIPA

Os servidores públicos da Prefeitura de Nova Iguaçu vão poder se inscrever para fazerem parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para a gestão 2022/2024. As inscrições para titulares e suplentes da comissão serão realizadas entre 7 de julho a 5 de agosto. Para realizar as inscrições ou tirar dúvidas, basta entrar em contato com os membros da Comissão Eleitoral (CE) de cada secretaria municipal. Os servidores eleitos passarão por treinamento especializado para o melhor desempenho de suas atribuições.

O objetivo da CIPA é observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para eliminar, reduzir ou isolar os riscos existentes, preservando a saúde e integridade física dos funcionários públicos e de todos os que interagem com as unidades de trabalho.

Cabe a CIPA realizar inspeções nos respectivos ambientes de trabalho, visando à detecção de riscos ocupacionais e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de servidores, com assessoria do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), quando necessário. Também deve estudar as situações de trabalho potencialmente nocivas à saúde e ao bem-estar dos servidores, estabelecendo medidas preventivas ou corretivas, através de plano de trabalho e acompanhar a execução das medidas corretivas até a sua redução ou neutralização. Também cabe a ela elaborar o calendário anual das reuniões da CIPA, discutir todos os acidentes ocorridos no mês; realizar, quando houver denúncia de risco ou por iniciativa própria de forma periódica, inspeção no ambiente de trabalho, dando conhecimento dos riscos encontrados ao responsável pela área, à chefia da unidade e ao órgão responsável.

A CIPA deve participar ainda de campanhas de prevenção de acidentes de trabalho promovidas pela Prefeitura e por representantes da categoria, além de despertar o interesse dos servidores pela prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, por meio de trabalho educativo, estimulando-os a adotar comportamento preventivo.

Os servidores também devem ter participação direta, informando a existência de condições de risco ou ocorrência de acidentes e apresentar sugestões para melhorias das condições de trabalho. Eles também devem informar à CIPA qualquer acidente de trabalho.