Escola de Governo inicia capacitação de servidores públicos de Nova Iguaçu

Capacitar e aperfeiçoar o servidor, além de promover a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados. Esse é o principal objetivo da Escola de Governo, órgão ligado à Secretaria Municipal de Governo de Nova Iguaçu, que iniciou, com o curso “Redação oficial para servidor público”, nesta quinta-feira (23), na Casa do Professor, o primeiro dos dez previstos para os servidores este ano. Foi ministrado.

Mais de 70 servidores participaram do curso nesta quinta-feira. Eles puderam estudar diversos temas da língua portuguesa, como as variações linguísticas, vício de linguagem, acordo ortográfico, diferença entre língua e linguagem, histórico normativo da redação oficial no Brasil e o manual de redação oficial, abreviações essenciais, entre outros.

“A redação oficial é fundamental para os servidores, pois eles lidam com a preparação de textos. No curso, eles receberam dicas de como trabalhar um texto conciso, como se faz um memorando e uma ata, além de ter conhecimentos de critérios para a normativa culta. Nos textos têm que existir a formalidade”, afirmou o professor Gelcimar de Souza Santos, que ministrou o curso.

A Escola de Governo ainda vai oferecer outros nove cursos: “Sistema Eletrônico de Informações”; “Ética no Serviço Público”; “Fundamentos da Lei Geral de Proteção de Dados”; “Noções Introdutórias de Licitação e Contratos Administrativos”; “Como Fiscalizar com Eficiência Contratos Públicos”; “Gestão Fiscal Municipal”; “Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e Novo Regime Fiscal (NRF)”; “Fundamentos da Integridade Pública: Prevenindo a Corrupção” e “Estruturas de Gestão Pública”.