Nova Iguaçu vacina, na próxima semana, pessoas de 40 a 51 anos com comorbidades e gestantes, puérperas e lactantes acima de 18 anos

A Prefeitura de Nova Iguaçu já definiu seu calendário de vacinação contra a Covid-19 para a próxima semana. Serão imunizados homens e mulheres com idade entre 40 e 51 anos que estejam no grupo de comorbidades e gestantes, puérperas (mulheres no período pós-parto) e lactantes (mulheres que amamentam) acima de 18 anos que tenham alguma comorbidade comprovada.

De acordo com a decisão do Supremo Tribunal Federal, a Secretaria Municipal de Saúde suspende, a partir desta segunda-feira (10), a vacinação de profissionais da educação.

A vacinação terá início, nesta segunda-feira (10), por homens e mulheres de 51 e 50 anos. Na terça-feira (11), será a vez de homens e mulheres de 49 e 48 anos. Na quarta-feira (12), homens e mulheres de 47 e 46 anos serão imunizados. Na quinta-feira (13), os homens e mulheres de 45 e 44 anos. Homens e mulheres de 43 e 42 anos serão vacinados na sexta-feira (14). No sábado (15), homens e mulheres de 41 e 40 anos poderão procurar um dos pontos de vacinação.

Ambos os gêneros devem se vacinar no mesmo dia, de acordo com as idades, porém em horários diferentes. De segunda a sexta-feira, mulheres se vacinarão de 8h30 às 13h, e homens de 13h às 16h. Aos sábados, as mulheres serão imunizadas entre 8h30 e 11h, enquanto os homens receberão as doses das 11h às 14h.

A vacinação em gestantes poderá ocorrer independentemente da idade gestacional. Deverá ser respeitado o intervalo de no mínimo 14 dias entre a vacina Influenza (da gripe) e/ou outra vacina do calendário de vacinação da gestante, e a vacina contra Covid-19. Para serem vacinadas, é preciso apresentar relatório médico especificando a comorbidade pertencente; documento de Identidade com foto; CPF ou Cartão Nacional de Saúde e comprovante de residência. Puérperas com até 45 dias pós-parto, devem levar a certidão de nascimento do bebê.

Os pertencentes ao grupo de comorbidades são portadores de diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial (estágios 1,2 e 3), insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias, pericardiopatias, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de Down, cirrose hepática, portadores de próteses valores, portadores de dispositivos cardíacos implantados, além de doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas.

Para serem vacinados, é preciso apresentar comprovante assinado por médico, contendo assinatura e registro no conselho de Classe, que demonstre pertencer a um destes grupos de comorbidades; documento de Identidade com foto; CPF ou Cartão Nacional de Saúde; Comprovante de residência e três últimas receitas, com validade máxima de 12 meses.

Pessoas que foram vacinadas com a primeira dose da AstraZeneca (cartão laranja) poderão completar a imunização conforme agendamento para retorno no cartão de vacinação, respeitando os horários e divisão de gênero. A vacinação com a Coronavac/Sinovac (cartão azul) acontecerá quando o município receber novos lotes do Governo Estadual.

Os profissionais de saúde com a idade de 26 anos ou mais, idosos acima de 60 anos e pessoas com comorbidade acima de 52 anos que ainda não se vacinaram devem comparecer a qualquer ponto de vacinação com os documentos necessários, cumprindo o horário e separação de gêneros.

O horário de funcionamento da campanha é das 8h30 às 16h, com exceção aos sábados, que vai até às 14h. A lista completa com os endereços dos 22 pontos de vacinação contra a Covid-19 e o calendário de imunização estão em: www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao-covid/calendario/