Nova Iguaçu vacina nesta quinta-feira (6) gestantes, puérperas e lactantes acima de 18 anos, homens e mulheres com comorbidades e profissionais de educação de 54 anos

Nesta quinta-feira (6), a Prefeitura de Nova Iguaçu vai aplicar a primeira dose da vacina contra Covid-19 em homens e mulheres com comorbidades de 54 anos e profissionais de educação nesta mesma faixa etária. Também serão imunizadas gestantes, puérperas (mulheres no período pós-parto) e lactantes (mulheres que amamentam) acima de 18 anos que tenham alguma comorbidade comprovada.

A vacinação em gestantes poderá ocorrer independentemente da idade gestacional. Deverá ser respeitado o intervalo de no mínimo 14 dias entre a vacina Influenza (da gripe) e/ou outra vacina do calendário de vacinação da gestante, e a vacina contra Covid-19. Para serem vacinadas, é preciso apresentar relatório médico especificando a comorbidade pertencente; documento de Identidade com foto; CPF ou Cartão Nacional de Saúde e comprovante de residência. Puérperas com até 45 dias pós-parto, devem levar a certidão de nascimento do bebê.

Homens e mulheres devem se vacinar no mesmo dia, de acordo com a idade, porém em horários diferentes. De segunda a sexta-feira, mulheres se vacinarão no período da manhã, de 8h30 às 13h, e homens se vacinarão no período da tarde, de 13h às 16h. Aos sábados, as mulheres serão imunizadas entre 8h30 e 11h enquanto os homens receberão as doses das 11h às 14h.

Os pertencentes ao grupo de comorbidades são portadores de diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial (estágios 1,2 e 3), insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias, pericardiopatias, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de Down, cirrose hepática, portadores de próteses valores, portadores de dispositivos cardíacos implantados, além de doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas.

Para serem vacinados, é preciso apresentar comprovante assinado por médico, contendo assinatura e registro no conselho de Classe, que demonstre pertencer a um destes grupos de comorbidades; documento de Identidade com foto; CPF ou Cartão Nacional de Saúde; Comprovante de residência e três últimas receitas, com validade máxima de 12 meses.

Entre os profissionais de educação estão professores, pessoal administrativo, merendeiro (as), pessoal de apoio (serventes e vigias). Para serem vacinados, devem estar com carteira de identidade com foto; CPF ou Cartão Nacional de Saúde; três últimos contracheques de instituição de ensino localizada em Nova Iguaçu.

Pessoas que foram vacinadas com a primeira dose da AstraZeneca (cartão laranja) até o dia 10 de março poderão completar a imunização respeitando os horários e divisão de gênero. A vacinação de segunda dose da Coronavac/Sinovac (cartão azul) segue suspensa nesta quinta-feira (6) devido a um problema momentâneo de desabastecimento. Assim que recebermos mais doses do Governo Estadual, divulgaremos o calendário da imunização com a Coronavac/Sinovac.

Os profissionais de saúde com a idade de 26 anos ou mais e idosos acima de 60 anos que ainda não se vacinaram devem comparecer a qualquer ponto de vacinação com os documentos necessários, cumprindo o horário e separação de gêneros.

O horário de funcionamento da campanha é das 8h30 às 16h, com exceção aos sábados, que vai até às 14h. A lista completa com os endereços dos 22 pontos de vacinação contra a Covid-19 e o calendário de imunização estão em: www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao-covid/calendario/