Antes do carnaval, uma passadinha nas tendas do “Prefeitura Presente”

Antes de cair na folia e brincar no carnaval, a cabeleireira Glaucia dos Santos Almeida, de 55 anos, procurou as tendas do “Prefeitura Presente”, que esteve na Praça do Cajueiro, no bairro Vila Nova, nesta quinta-feira (20), para checar se sua saúde está em dia. Ela deixou o local surpresa ao descobrir que a pressão arterial estava alta.

“Verifiquei tudo, inclusive a glicose. Foi importante saber que a pressão está alta para não abusar neste carnaval. Como o folião acaba exagerando nessa época do ano, foi boms aber que minha pressão estava alta. Vou me cuidar para me divertir com segurança”, disse Glaucia.

Quem esteve na Rua Capistrano de Abreu, pôde buscar serviços gratuitos de saúde, educação e assistência social. A Secretaria de Saúde ofereceu agendamento de mamografia, ônibus de vacinação com mais de 20 tipos de vacinas diferentes, teste rápido de hepatite, sífilis e HIV, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, caderneta do Idoso, pesagem do Bolsa Família, enquanto a SUVAM deu orientações sobre o controle de roedores, caramujo, cuidados com água, prevenção de desastres ambientais e combate à dengue.

Após cinco anos de relacionamento, o casal Carlos Henrique da Silva Barbosa, de 31 anos, e a esposa Janaína Martins, de 39, decidiram oficializar a união. Eles buscaram a isenção de casamento na tenda Secretaria de Assistência Social.

“Já estava mais do que na hora de estar casado oficialmente. Faltava só isso para gente ter mais um motivo de felicidade. Como estamos sem dinheiro, queria conseguir a isenção para casar. Não podia perder esta oportunidade”, comentou Carlos, que ainda levou a filha Emanuele, de 5 anos, para se vacinar contra o sarampo.

Outras pessoas ainda puderam buscar outros atendimentos, como cadastramento na Agência Nova Iguaçu de Oportunidades e no SINE, cadastramento e recadastramento do Bolsa Família, agendamento para carteira de trabalho e idoso, Vale Social.

Durante o “Prefeitura Presente”, a Secretaria de Economia, Planejamento e Finanças ofereceu serviços como segunda via de impostos e parcelamento de dívida ativa (IPTU, taxas, ISS), isenção de IPTU para idosos, orientação e consulta de processos, orientação para liberação de alvará para estabelecimentos comerciais, informações sobre as taxas consolidadas e emissão de nota fiscal. Na área da saúde, ainda teve contação de histórias, pinturas e recreação para as crianças, e na Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), os projetos Matemática na Praça e Livros Para Voar ficaram disponíveis às crianças.