Campo do Cacuia recebe ações de saúde e assistência do ‘Prefeitura Presente’

O autônomo Jorge Laureano Soares, de 52 anos, ficou surpreso ao saber que sua pressão arterial estava bastante alta: 18×11. Ele ligou o sinal de alerta após passar por uma das tendas da Saúde, nesta terça-feira (14), durante mais uma edição do “Prefeitura Presente”, que aconteceu no Campo do Cacuia, na Estrada de Austin. Na próxima quinta-feira (16), a ação acontece em Rodilândia, no Terreno do Nivaldo, na Rua Cataguáses, em frente ao Mercado Princesa, das 9h às 15h.

O programa, que também leva serviços gratuitos de assistência social e educação, atendeu centenas de moradores, que também buscaram atendimento no ônibus de vacinação com cerca de 20 tipos de vacinas diferentes, testes rápidos de hepatite, sífilis e HIV, agendamento de mamografia, aferição de glicemia capilar, caderneta do idoso e pesagem do Bolsa Família.

“Fui pego de surpresa. Não sabia que minha pressão arterial estava tão alta”, disse Jorge Laureano, que ainda se cadastrou na Agência Nova Iguaçu de Oportunidades para tentar voltar ao mercado de trabalho com a carteira assinada. “Tenho que me cuidar, pois estou comendo muito sal e bebendo bastante cerveja. Quase uma caixa por fim de semana. Agora vou procurar um médico. Foi bom vir aqui e para ter consciência que não posso brincar com minha saúde”.

Sem fazer um exame de mamografia há um ano, a doméstica Nedir da Silva Costa, de 56 anos, foi atendida no ônibus de vacinação por uma médica. Ela conseguiu seu encaminhamento para realizar o exame. Nedir ainda vai ter acompanhamento médico e realizar exames de sangue completo e de urina.

“Temos que nos prevenir, pois o câncer de mama mata muitas mulheres. Algumas, quando descobrem a doença, ela já está em estágio avançado. Não quero entrar para essa estatística negativa. Esse tipo de programa é importante porque os serviços da Prefeitura vão até aos bairros”, afirmou Nedir.

Larysse Ribeiro, uma das médicas que participou do “Prefeitura Presente”, lembrou que os pacientes não deixaram o ônibus apenas com o encaminhamento para a realização de exames.

“Elas saem daqui também bem orientadas, sabendo qual o exame que deverão fazer. Notamos que algumas mulheres nunca fizeram uma mamografia ou estão há muito tempo sem fazer um simples exame de sangue”, disse a médica.

Quem esteve no Campo do Cacuia ainda conseguiu fazer o cadastramento e recadastramento do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada; ID Jovem; agendamento de Carteira de Trabalho, Vale Social, cadastramento para Carteira do Idoso, caderneta do idoso, reconhecimento de paternidade, além de conseguir a isenção de certidões de nascimento, casamento e óbito.

Também foi oferecido à população o cadastramento no SINE (Sistema Nacional de Emprego), orientação e consulta de processos, procedimentos para liberação de alvará para empresas, segunda via de impostos e parcelamento de dívida ativa (IPTU, taxas, ISS) e isenção de IPTU para idosos.

O “Prefeitura Presente” também ofereceu lazer e educação com o projeto “Matemática na Praça”, da Fenig. Na área da educação, a criançada participou de contações de histórias, pinturas e recreação.

Já a Superintendência em Vigilância Ambiental em Saúde (Suvam) deu orientações sobre o controle de caramujo, cuidados com água, prevenção de desastres ambientais e orientações contra à dengue.