Busca por serviços de saúde e assistência social durante Prefeitura Presente em Austin, em Nova Iguaçu

Após 23 anos de relacionamento, o casal Marcos Antônio Teixeira Fernandes, de 48 anos, e Valéria Samuel Duarte, de 44, enfim, vai oficializar sua união. Moradores de Austin, eles estiveram nesta quinta-feira (9) numa das tendas do programa “Prefeitura Presente”, realizado no Campo Vila, na Travessa Carlos Sampaio, para conseguir a isenção da certidão de casamento. O evento reuniu centenas de pessoas entre 9h e 15h. A ação oferece de forma gratuita, serviços de saúde, educação e assistência social.
“Essa certidão não será apenas um papel, mas sim a prova do nosso amor, ou seja, oficializar nosso relacionamento. Quero mostrar aos meus filhos que sou uma mulher casada. Não vai ter casamento em igreja, mas vamos fazer um churrasco com bolo para comemorar essa data, que será marcada por muito amor e respeito entre nós dois”, brincou Valéria.


Quem foi ao local ainda conseguiu fazer o cadastramento na Agência Nova Iguaçu de Oportunidades; se inscrever e se recadastrar no Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC); ID Jovem; agendamento de Carteira de Trabalho, Vale Social, cadastramento para Carteira do Idoso, caderneta do idoso, reconhecimento de paternidade, além de conseguir a isenção de certidões de nascimento e óbito. Também foi oferecido o cadastramento no SINE (Sistema Nacional de Emprego), orientação e consulta de processos, orientação para liberação de alvará para empresas, segunda via de impostos e parcelamento de dívida ativa (IPTU, taxas, ISS) e isenção de IPTU para idosos.
Um ônibus de vacinação, com cerca de 20 tipos de vacinas diferentes, serviço de agendamento de mamografia e consulta médica também estiveram disponíveis à população, além de testes rápidos de hepatite, sífilis e HIV, pesagem do Bolsa Família, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar.
Mãe do pequeno Jorge, de 7 meses, a dona de casa Maria Helena Jacinto Santana, de 29 anos, levou a criança para se vacinar contra diversas doenças e disse que se sente aliviada ao saber que o filho está imunizado.
“Ele tomou a vacina meningocócica e contra o sarampo. Estou saindo daqui despreocupada, pois meu filho está imunizado e com saúde. O bom é que não precisei ir até um posto de saúde e gastar dinheiro de passagem. Esse serviço foi uma ‘mão na roda’. Me ajudou bastante”, garantiu Maria Helena.


O “Prefeitura Presente” ainda ofereceu serviços de lazer e educação, como o projeto “Matemática na Praça”, da Fenig. Na área da educação, foi disponibilizada orientação sobre a matrícula 2020, contação de histórias, pinturas e recreação para as crianças com a SEMED.
A Superintendência em Vigilância Ambiental em Saúde (Suvam) ainda deu orientações sobre o controle de caramujo, cuidados com água, prevenção de desastres ambientais e orientações contra à dengue.

 

 

loker situbondo https://suaralama.info/