Nova Iguaçu realiza Desafio de Atletismo da Baixada

O estudante Alan Oliveira Campelo, de 14 anos, está ansioso para chegar a manhã de segunda-feira (22). O jovem autista, morador de Nova Iguaçu, será o único atleta portador de deficiência que vai disputar uma prova no Desafio de Atletismo da Baixada, que vai acontecer na Vila Olímpica iguaçuana, a partir das 9h. O torneio vai reunir 160 atletas de Nova Iguaçu, Queimados e Duque de Caxias. Alan é dono de altos índices no esporte e já conquistou cerca de 40 medalhas em diversos torneios.
“Ele compete há quatro anos e de igual pra igual com qualquer um. Tem um índice bom, semelhante a quem não tem alguma deficiência. É muito dedicado e gosta do esporte. É um exemplo de vida. O autismo foi deixado de lado na pista de atletismo”, afirma a mãe do adolescente, Aline Campelo, que descobriu o autismo do menino quando ele tinha 7 anos.
O Desafio de Atletismo será uma preparação para os Jogos da Baixada, que serão realizados no dia 17 de agosto. Haverá provas de salto em distância, arremesso de peso, corrida de velocidade e de meio fundo, além de atletismo de 75, 100 e 150 metros. A faixa etária dos competidores é de 12 a 17 anos.
“Nosso objetivo é juntar nossos rivais diretos nos Jogos da Baixada e avaliar o desempenho deles e o nosso. Temos condições de sermos campeões. Vamos poder avaliar nossos índices no atletismo. É um tira-teima. Somos os atuais campeões dos Jogos da Baixada, mas queremos potencializar o atletismo nesta competição”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer de Nova Iguaçu, Alexandre Batista. Segundo ele é a primeira vez que os Jogos da Baixada serão realizados na Vila Olímpica. “Conseguimos trazer os jogos para Nova Iguaçu, temos uma boa estrutura, com uma pista de atletismo nova”.
Alan treina pelo menos duas vezes por semana na Vila Olímpica. Ele faz parte do grupo de cerca de 40 pessoas com deficiência (visual, auditiva, física ou intelectual) que treinam alguma atividade esportiva no local. De acordo com o secretário, atualmente, aproximadamente 100 crianças e adolescentes de Nova Iguaçu treinam atletismo na Vila Olímpica e mais de duas mil pessoas estão inscritas em todas as atividades esportivas do município.
“O atletismo é um esporte que vem crescendo e estamos descobrindo cada vez mais novos talentos. Vamos potencializar o atletismo, assim como o xadrez. Pretendemos organizar em agosto um torneio municipal desta modalidade que exercita principalmente a mente”, disse, listando as programações do esporte na cidade. “Retomamos os Jogos Estudantis em 2018 após três anos e ele vai acontecer no dia 4 de setembro. Ainda vamos realizar a Olimpíada da Melhor Idade em outubro e a corrida e caminhada do Outubro Rosa”, destacou.