Concurso vai premiar receitas que aproveitam alimentos de forma integral

A coordenadora de Segurança Alimentar do Banco de Alimentos Laranjais de Nova Iguaçu, Aline Martins, ao lado das cozinheiras Sandra e Daniele, que prepararam pudim com pão dormido e farinha de casca de ovo e cascas de laranjas cristalizadas

Criatividade e aproveitamento integral dos alimentos aliado ao bom sabor. Este é o desafio proposto pelo concurso ‘Sabores de Nova Iguaçu’, realizado pelo Banco de Alimentos Laranjais de Nova Iguaçu, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). A disputa pelo prêmio de melhor iguaria faz parte da 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional que acontece na sexta-feira (19), na Casa do Professor, sede da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

O concurso irá eleger as melhores receitas de doces elaborados por representantes de instituições que desenvolvem atividades de segurança alimentar e nutricional. O objetivo é valorizar o papel destas instituições na promoção da alimentação saudável e mobilizar a comunidade para a temática da Educação Alimentar e Nutricional (EAN). O vencedor receberá como prêmio uma inscrição para o Workshop de Hambúrguer Gourmet, oferecido pelo Instituto Gastronômico das Américas (IGA), no dia 5 de agosto.

“Muitas pessoas desconhecem o valor nutricional de sementes e cascas, e acabam descartando uma importante parte dos alimentos. Este concurso irá ensinar como aproveitá-los da melhor forma possível e mostrar que é possível fazer receitas saborosas com ingredientes que normalmente vão para o lixo”, afirma a secretária da SEMAS, Elaine Medeiros.

A inscrição deverá ser feita por e-mail (ccmunicipais@gmail.com) até esta quarta-feira, dia 17 de julho. Cada participante poderá inscrever apenas uma receita. O melhor doce será escolhido por um corpo de jurados e também por votação do público presente na 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

“As receitas receberão notas de 1 a 3 pontos de acordo com a utilização de alimentos regionais, aproveitamento integral dos alimentos utilizados e, claro, o sabor”, explica Aline Martins, coordenadora de Segurança Alimentar da SEMAS. A 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Nova Iguaçu acontece na sexta-feira, das 8h às 17h.

O aproveitamento integral de alimentos vem sendo estimulado em todo o mundo, como forma de evitar desperdícios. Os alimentos são desperdiçados de várias formas, desde o processo inicial de produção até à utilização na cozinha de casa. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de 1/3 dos alimentos produzidos no mundo não é consumido a cada ano, o que representa 1,3 bilhão de toneladas de legumes, verduras, frutas, leguminosos, grãos e cereais desperdiçados. Os desperdícios cometidos pelos consumidores finais representam 10% do total.