Treinamento para prevenção e combate a incêndio e controle do pânico

Reduzir desastres e desenvolver resiliência na cidade, com objetivo de preparar e treinar, promovendo integração. Esse foi um dos objetivos do “Curso Básico de Prevenção e Combate a Incêndio e Controle do Pânico”, realizado nesta quarta-feira (19), pela Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu, no Centro de Treinamento Especializado em Segurança no Trabalho (CETEST). O treinamento instruiu, capacitou e treinou voluntários, agentes públicos e líderes comunitários sobre as principais técnicas de prevenção e combate a incêndios e controle do pânico.
O curso apresentou os principais conceitos, técnicas e ferramentas na prevenção contra incêndios e controle do pânico. Além do conteúdo teórico, os alunos também realizaram atividades práticas de combate a princípio de incêndio.
“Um de nossos princípios é a preparação e qualificação dos nossos voluntários e agentes público, pois nas ações de proteção e defesa civil o amadorismo é fatal. Nesse sentido, temos muito que agradecer ao Corpo de Bombeiros, através do comando do 4º GBM, e a direção do CTEST. Essas instituições, em parceria conosco, proporcionaram aos voluntários e agentes públicos capacitação de rara qualidade, contribuindo para o desenvolvimento da resiliência e a consequente redução do risco de desastre na cidade de Nova Iguaçu”, afirmou o secretário de Defesa Civil de Nova Iguaçu, Jorge Ribeiro Lopes.
Coordenador do curso, o tenente do 4º Grupamento de Bombeiro Militar de Nova Iguaçu, Júlio Afonso Sobral, lembrou que um simples treinamento pode salvar vidas. “Ensinamos noções básicas de combate a incêndio e prevenção, uso correto do extintor, como agir em acidentes domésticos em casos como tomadas e panelas de pressão, além de agir em fogo em lixeiras. Eles podem identificar uma classe de incêndio. Esses voluntários vão multiplicar seus ensinamentos em casa, para amigos no trabalho e vizinhos. Ainda entraram numa casa de fumaça, onde aprenderam a forma correta de agir no momento de um incêndio. Esse curso é fundamental”, explicou o tenente.
O curso da Defesa Civil tem a parceria com a Escola de Governo da Prefeitura de Nova Iguaçu, o 4º Grupamento de Bombeiro Militar e o Centro de Treinamento Especializado em Segurança no Trabalho (CETEST). Cerca de 50 pessoas participaram do treinamento.
Morador do bairro Ipiranga, o socorrista e técnico em radiologia Gabriel da Silva Oliveira, 36, é um dos cerca de dois mil voluntários cadastrados na Rede Municipal de Servidores, Voluntários e Amigos da Comunidade (Rede SVAC), Ele participou do curso e contou que vai passar todo seu aprendizado aos dois filhos.
“Aprendi a me portar numa cena de crise, como um incêndio, por exemplo. Agora sei qual equipamento correto devo usar em cada caso e um dos fatores importantes é saber passar a informação correta ao bombeiros, no caso de um desastre. Temos que ter esse olhar crítico e clínico. Vou ensinar tudo que aprendi para meus dois filhos. Eles também podem salvar vidas na escola”, disse.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa Civil, a Rede tem por objetivo integrar agentes públicos, instituições não governamentais, setor privado, comunidade científica, líderes comunitários e voluntários independentes no objetivo de Promover a Redução do Risco de Desastres (RRD), promovendo e fortalecendo a participação do cidadão nas ações planejadas ou adversas que ocorrem na cidade.