Seminário capacitou mais de 700 servidores da educação de Nova Iguaçu

Mais de 700 profissionais de educação da rede pública de Nova Iguaçu participaram do 1° Seminário Municipal de Educação, que terminou nesta quarta-feira (19). Durante três dias, professores e diretores debateram temas atuais na área, com palestras realizadas por nomes renomados, como Cláudia Costin, ex-ministra da Administração e Reforma do Estado e professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), Teresa Tedesco e Carlos Fernando Galvão, que fez o encerramento com a palestra “Escola do Século XXI e a Gestão Participativa: um caso de amor”.

As palestras aconteceram na Casa do Professor, na sede da Secretaria Municipal de Educação, no bairro da Luz. Entre os temas trabalhados também estavam: “Refletindo sobre a avaliação escolar e os desafios da educação no século XXI”, com Cláudia Costin e “Avaliação sob a ótica de planejamento, estratégica e êxito escolar”, com Teresa Tedesco.

“Tenho convicção que o resultado deste seminário impactará diretamente no rendimento destes profissionais nas escolas. Esses três dias foram enriquecedores e contribuíram muito para o amplo conhecimento. A expectativa é que este seja o primeiro de muitos, entrando para o calendário da educação municipal”, afirma a secretária de Educação de Nova Iguaçu, Maria Virgínia Andrade Rocha.

Para o palestrante Carlos Fernando Galvão, a gestão de uma escola precisa contar com a participação de todos. “Pensar em gestão participativa é saber o que a escola está fazendo, como está atuando para responder as expectativas dos alunos. E para isso, é preciso que todos estejam envolvidos. Educar é um ato de amor e na educação, o amor é fundamental para trazer ao aluno a confiança e o aprendizado”, disse ele.