Casa de Cultura expõe mobiliários e objetos da “velha” Iguassú

Uma mostra de como eram os objetos utilizados ao longo de 300 anos de existência da localidade de Nossa Senhora da Piedade de Iguaçu, que deu origem ao município de Nova Iguaçu, poderá ser vista a partir de segunda-feira, no Complexo de Cultura / Casa de Cultura Ney Alberto. A exposição “Olhares sobre os Lares – A vida doméstica na “velha” Iguassú – Séculos XVII, XVIII e XIX” vai oferecer ao público um acervo de objetos que remontam ao período entre os anos de 1600 (século XVII) e 1891, ano em que a sede da Vila de Iguassú foi transferida para o Arraial de Maxambomba, na freguesia de Santo Antonio de Jacutinga. A Vila de Iguassú foi originária da localidade de Nossa Senhora da Piedade de Iguaçu, que em 1755 foi elevada à categoria de freguesia.
A vernissage da exposição será na segunda-feira (24), às 19 horas. A mostra ficará até o dia 28 de setembro. O Complexo de Cultura / Casa de Cultura Ney Alberto fica na rua Getúlio Vargas, nº 51, no Centro de Nova Iguaçu e funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Marcus Monteiro, a ideia é mostrar como viviam os habitantes de Iguassú, especialmente como era o cotidiano dentro de seus lares. Ele explica que estarão expostos fragmentos arqueológicos encontrados no sítio histórico e arqueológico da antiga Vila de Iguassú, mobiliário, oratórios, objetos de uso pessoal, iluminação, cerâmicas, metais, dentre outros, tanto dos proprietários abastados, como de gente humilde e negros escravizados.
“Uma cidade que não conhece, preserva e valoriza sua história e patrimônio cultural, não merece o título de cidade. É apenas um ajuntamento de pessoas”, afirma o secretário. Para ele, o conhecimento que será compartilhado aos visitantes da mostra vai despertar os sentimentos de pertencimento, elevando a autoestima da população iguaçuana.