Seminário irá debater a educação pública em Nova Iguaçu

Debater a educação e os mecanismos para gerar melhorias nas escolas públicas serão alguns dos assuntos discutidos no 1° Seminário Municipal de Educação de Nova Iguaçu, evento voltado aos professores e diretores da rede municipal, e que acontecerá entre os dias 17 a 19 de junho, na Casa do Professor, bairro Luz. São 350 vagas disponíveis e as inscrições já podem ser feitas pelo link www.novaiguacu.rj.gov.br/escoladegoverno. No primeiro lote, as vagas são para os professores e diretores do 5° ao 9° anos, com inscrições até o dia 13. As inscrições para os demais professores começam dia 14 e todas as inscrições (diretores e professores), terminam no dia 15.

Com o tema “Refletindo sobre a avaliação escolar e os desafios da educação no século XXI”, o evento irá reunir nomes renomados na área da educação, como a Cláudia Costin, professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), Teresa Tedesco, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outras instituições e Carlos Fernando Galvão, professor da Universidade Federal Fluminense e especialista em gestão de Educação Pública, Ciência da Informação e Sociais.

“É uma grande oportunidade para que nossos professores e diretores aperfeiçoem o conhecimento, aumentando sua capacitação e com isso a qualidade do ensino na rede pública de Nova Iguaçu”, disse a secretária de Educação de Nova Iguaçu, Maria Virgínia Andrade Rocha.

A iniciativa faz parte de uma série de ações que a Prefeitura de Nova Iguaçu vem promovendo através da Escola de Governo, que possibilita capacitações para servidores públicos em diversas áreas. Desde que foi criado, em 2018, já foram mais de 40 capacitações.

A abertura começa no dia 17, com a palestra “Ideb, suas estratégia e aprendizagem do aluno, com Cláudia Costin. Dia 18 é a vez da professora Teresa Tedesco, com o tema: “Avaliação sob a ótica de planejamento, estratégica e êxito escolar. O encerramento acontece no dia 19, com a palestra “Escola do Século XXI e a Gestão Participativa: um caso de amor, com Carlos Fernando Galvão.

Para, Cláudia Costin, os desafios educacionais são reais e constantes. “O avanço da tecnologia vem substituindo com velocidade, em grande parte, o trabalho humano. Por isso, é importante o profissional estar sempre atualizado e preparado em sua formação inicial e continuada, para que ensine o aprender a aprender”, afirma.

As palestras são gratuitas e acontecem, das 14h às 17h, na Casa do Professor, na Avenida Abílio Augusto Távora, 1.806, bairro da Luz.

loker situbondo https://suaralama.info/