Crianças celebram Dia Internacional do Brincar no Centro de Nova Iguaçu

A Praça Rui Barbosa, bem no coração do centro comercial de Nova Iguaçu, por onde passam diariamente milhares de pessoas, virou um grande espaço de lazer nesta terça-feira, 28 de maio, Dia Internacional do Brincar. Crianças de várias idades deixaram de lado os jogos virtuais e puderam se divertir como nos tempos dos pais, com muitas histórias e brincadeiras de fazer qualquer um suar.

A ação fez parte das atividades do ‘Mês do Brincar’, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. O Dia Internacional do Brincar foi instituído pela Unesco em 28 de maio de 1999 e tem por objetivo garantir este direito universal às crianças. A jovem Letícia Vitória, 18 anos, conta que não pôde brincar muito na infância e faz o possível para que seu filho tenha uma vida diferente.

“Eu era muito tímida, não tinha amigos. Hoje em dia o mundo está muito complicado, então acho que as crianças têm mesmo que aproveitar toda oportunidade de brincar e ser feliz. Achei esta iniciativa bem legal e meu filho está curtindo bastante”, conta a mãe de Bryan, de 3 anos, que participou da oficina de pintura e ganhou um desenho de uma aranha no braço, uma alusão ao seu herói favorito, o Homem Aranha.

A pequena Nathyelle, de 8 anos, também foi para casa com uma pintura na pele. Mas o que ela mais curtiu foi a contação de história das palhaças Beterraba e Xurupita e as piadas do palhaço Palito. Quem também ficou feliz com o Dia do Brincar foi a mãe dela, a estudante Tayná Schuab, moradora de Miguel Couto.

“Muitos pais dão smartphones aos filhos como se fosse chupeta. As crianças de hoje não brincam mais como na minha geração, só querem celular e computador. Não que elas não devam ter acesso à tecnologia, mas deve ser dosado. Tem que ter a hora de brincar na rua com os amigos, é muito saudável”, afirma Tayná, de 23 anos.

A ação desta terça teve a participação da subsecretaria dos Conselhos Municipais de Nova Iguaçu e das secretarias municipais de Cultura e de Esporte e Lazer. Além da contação de história e piadas, os meninos e meninas participaram de brincadeiras como pula corda, cabo de guerra e amarelinha

Última edição acontece no Sábado

Devido ao mau tempo a edição do Dia do Brincar que seria realizada no bairro Corumbá, no último dia 18, precisou ser adiada. Uma nova data foi escolhida e as crianças vão poder se divertir neste sábado (1º), na Praça do Corumbá. Embora ainda haja um evento a ser realizado, o subsecretário dos Conselhos Municipais, da Secretaria Municipal de Governo, e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nova Iguaçu, Flávio Médici, faz um balanço positivo do Mês do Brincar.

“Este é o terceiro ano do evento e estamos crescendo, com cada vez mais apoio e maior número de crianças em nossas atividades”, avalia Médici, que aponta a edição realizada no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu como ponto alto do Mês do Brincar. “Levamos ao parque cerca de 200 crianças de vários bairros da Estrada de Madureira, de Santa Rita, Vila de Cava. Juntamos brincadeira e natureza, dois fatores muito importantes no desenvolvimento das crianças”, comemora.