Defesa Civil faz Exercício Simulado para Emergências em Santa Rita

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu realiza neste domingo (26), o segundo Exercício Simulado de Desocupação Preventiva para Emergências de 2019. A ação vai acontecer no bairro de Santa Rita e faz parte do Projeto ‘Comunidades Resilientes’, que visa o desenvolvimento da resiliência em comunidades vulneráveis. Exercícios semelhantes ainda serão realizados em outros seis bairros de Nova Iguaçu ao longo do ano, como Figueira (junho), Nova América (julho), Grama (agosto), Posse (setembro) e Austin (outubro). A primeira edição aconteceu na Cerâmica e contou com a presença de centenas de moradores.

Estes locais foram selecionados após mapeamento realizado pela Defesa Civil de Nova Iguaçu, com apoio do Departamento de Recursos Minerais do estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), para definir as áreas do município onde há riscos de desastres naturais, como deslizamentos de terra, inundações e enxurradas. Em novembro haverá, em todas as comunidades participantes do projeto, uma ação simultânea alusiva ao ‘Dia Estadual para Redução de Desastres’, comemorado no dia 29.

Em Santa Rita, foram identificadas e cadastradas 127 famílias vulneráveis, o que corresponde a 360 pessoas. No domingo, a Defesa Civil vai fazer a abertura do Ponto de Apoio (PA) na Escola Municipal Maria Emília Fontoura, na Rua Francisco Baroni, 490, no bairro e distribuir agentes e voluntários da Secretaria na região. Os moradores serão orientados a se dirigirem ao Ponto de Apoio durante o exercício, entre 9h e 12h. No PA, as pessoas vão poder identificar sua residência no mapeamento de risco e receberão orientações sobre prevenção e atitudes seguras nas mobilizações preventivas e nas emergências.

Agentes da Defesa Civil, voluntários e líderes comunitários estiveram ao longo da semana na comunidade para orientar e conscientizar a população sobre os protocolos de desocupação preventiva, com mapas das rotas de fugas. Eles também cadastraram os telefones celulares de moradores para receberem mensagens de alerta (via SMS) e realizaram cadastramento detalhado de pessoas e famílias, com informações sobre idosos, gestantes, deficientes, entre outros.

“Esse Exercício faz parte do nosso calendário e vai servir para treinar a população daquela área que tem risco de inundação. Eles vão poder conhecer as possibilidades de autodefesa, rotas de fuga e pontos de apoio e abrigos. Aquela região que tem um histórico de inundações. Mas o risco na região é baixo”, ressaltou o secretário municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Jorge Ribeiro Lopes.

Na primeira ação do ano, no bairro Cerâmica, das 180 famílias cadastradas pela Defesa Civil, 70 participaram da ação e se deslocaram a um ponto de apoio. Ainda foram solicitadas 44 vistorias técnicas na região.

Nova Iguaçu está entre as cidades do Estado do Rio com o maior número de pessoas cadastradas no  Sistema de Envio de SMS de Emergência da Defesa Civil.  São mais de 47 mil cadastros. O sistema é uma importante ferramenta nas ações de prevenção e de preparação para emergências e desastres, pois permite mobilizações preventivas em comunidades vulneráveis, evitando consequências como mortes e feridos.