Assistência Social de Nova Iguaçu anuncia novidades em Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Durante a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Nova Iguaçu, realizada na sexta-feira (10), a secretária de Assistência Social, Elaine Medeiros, anunciou duas novidades para os idosos da cidade. “O aquecedor para as aulas de hidroginástica na piscina do Esmuti, que atende 200 alunos, foi comprado e isso vai dar mais conforto aos alunos. No mês de junho, estaremos lançando o ‘Serviço de Proteção Básica no Domicílio para Pessoa Idosa e com Deficiência’. Vamos garantir que o idoso seja atendido em seu domicílio”, afirmou Elaine.
A Conferência foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu. Mais de 100 pessoas participaram dos debates, cujo tema principal abordou os desafios de envelhecer no Século XXI. As propostas aprovadas serão levadas à Conferência Estadual, que será realizada nos dias 30 e 31 de junho, na UERJ O coral do Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti) fez uma apresentação ao final do encontro.
“Manter os direitos dos idosos não depende somente do município, mas sim de uma política nacional. Queremos ampliar os direitos deles. O idoso merece respeito, pois ele é o nosso patrimônio. Já contribuiu muito para a nossa cidade”, comentou o vice-prefeito de Nova Iguaçu, Carlos Ferreira, o Ferreirinha.
Além das novidades, a secretário de Assistência Social também, anunciou que, no próximo mês, o Centro de Acolhimento para a Terceira Idade (CAT), será reformado e novas 33 vagas serão abertas. “Estamos ampliando o nosso atendimento”, disse Elaine.
O idoso Marino Bueno Araújo, de 68 anos, que vive na Casa de Abrigo da Terceira Idade há 20 anos, lembrou que as políticas públicas precisam ser mantidas. “Temos que estar sempre envolvidos em temas como esse, pois precisamos garantir nosso futuro, onde é o período que devemos ganhar mais atenção e carinho”, disse.
Também estiveram presentes na Conferência, o presidente da Fundação Educacional de Nova Iguaçu (Fenig), Miguel Ribeiro, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Cid, Maria Virgínia Andrade (Educação), o subsecretário dos Conselhos Municipais, Flávio Médici, entre outros participantes.