Abertura da Semana de Incentivo à Leitura e à Escrita tem debate e homenagem em Nova Iguaçu

Nova Iguaçu iniciou nesta segunda-feira (15) a II Semana Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita. A abertura do evento, que se estende até 18 de abril, foi realizada no auditório da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – campus Nova Iguaçu, no bairro Moquetá. Cerca de 100 pessoas assistiram a um debate que teve o tema “A importância da leitura literária na formação cidadã”. A ação que celebra o Dia Mundial do Livro (23 de abril) é organizada pela Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig).

A atividade desta segunda-feira também marcou o lançamento da mascote do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita, o marcador de página Carolita. A partir de agora ele será utilizado nos livros distribuídos gratuitamente pela Fenig por meio do projeto Livros Para Voar.

“Carolita é uma referência à Carolina Maria de Jesus, a maior escritora negra do país. É uma justa homenagem a essa grande figura da literatura brasileira. E o marcador traz a logomarca da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT), nossa grande parceira neste projeto de incentivo à leitura e à escrita”, explica o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.

O secretário de Cultura de Nova Iguaçu, Marcus Monteiro,  celebrou a parceria, mas lamentou o baixo número de bibliotecas existentes na cidade que, segundo ele, está muito aquém para uma população estimada em mais de 800 mil pessoas (de acordo com o IBGE).

“A leitura é o melhor caminho para nos tornarmos cidadãos melhores e mais conscientes dos nossos direitos e deveres. Por isso, este evento e as ações promovidas pela Fenig são de suma importância para estimularmos este hábito”, explica Monteiro.

Para incentivar a leitura, a Fenig desenvolve o projeto ‘Livros Para Voar’ e a ação mensal ‘Aqui Tem Um Livro’. Em ambos, livros literários e didáticos são distribuídos gratuitamente pela cidade. Os projetos começaram a ser realizados há um ano e desde então já foram distribuídos mais de 2 mil livros, todos recebidos pela fundação por meio de doações.

Programação segue até quinta-feira

As ações da II Semana Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita continuam nesta terça-feira (16) com a distribuição de kits literários na Escola Municipal Três Marias, no bairro Cabuçu, e oficinas de incentivo à leitura e à escrita em quatro bibliotecas comunitárias. À noite, será a vez de um debate com o tema ‘A literatura infantojuvenil no banco dos réus’, na Universidade Estácio de Sá.

No dia 17, às 9h, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) vai promover uma contação de história na Escola Municipalizada de Jaceruba. À tarde, a Secretaria Municipal de Cultura abre as portas do Complexo Cultural de Nova Iguaçu para 70 crianças da rede municipal para que elas conheçam a Casa de Cultura, a Biblioteca Cial Brito e o Teatro Sylvio Monteiro.

O encerramento das atividades será no dia 18 de abril, com uma edição do ‘Aqui Tem Um Livro’ em diferentes bairros da cidade, das 9h às 17h, além de sarau e roda de conversa com o tema ‘Ocupação dos espaços públicos através da literatura’ a partir das 18h, na Universidade Rural.