Inclusão digital para artesãos de Nova Iguaçu

O trabalho dos artesãos de Nova Iguaçu pode ganhar um aliado importante para melhorar a divulgação de seus produtos na cidade e em todo o estado do Rio: as redes sociais. Nesta terça-feira (19), na abertura da II Semana Municipal de Artesanato, a Secretaria de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação, anunciou que está estudando realizar, na Casa da Inovação, uma capacitação de inclusão digital para os artesãos da cidade, além de criar aplicativos para a comercialização dos produtos.

“Outra medida é a criação de uma loja virtual para fomentar a comercialização dos produtos de Nova Iguaçu em todo o Brasil e o mundo. Os artesãos vão aprender sobre redes sociais e como expor seus artesanatos, aumentando assim geração de renda. O trabalho será mais divulgado e a marca ficará mais conhecida. Eles vão se tornar empreendedores e a Casa da Inovação vai ser importante nesta profissionalização do setor”, explica o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação de Nova Iguaçu, Alex Castellar.

A II Semana Municipal de Artesanato se iniciou exatamente no Dia Nacional do Artesão, comemorado em 19 de março. O evento, realizado pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), por meio do Programa Municipal de Artesanato, envolve a exposição fotográfica ‘Mentes que Criam, mãos que transformam’, na Casa da Cultura. Doze artesãos foram homenageados na mostra, que apresenta o trabalho dos profissionais através de imagens e vivências reais de artesãos do Programa Municipal de Artesanato.

A artesã Amanda Figueiredo, de 34 anos, uma das homenageadas, ficou surpresa ao ver seu trabalho ser reconhecido. “Estou emocionada ao saber que nosso trabalho é visto com bons olhos. O artesanato é a minha principal fonte de renda. Dá para faturar dois salários mínimos por mês”, afirma a artesã. Ela trabalha com garrafas de vidro que seriam jogadas no lixo, separadas por amigos. “Acabo contribuindo com a preservação do meio ambiente”, lembra ela, estimando ter retirado do lixo mais de cinco mil garrafas.

Outro artesão homenageado foi Expedito Severino de Paula, 72 anos, 34 deles vendendo seu artesanato na Praça Rui Barbosa, no Centro de Nova Iguaçu. Especialista em modelagem, o profissional já exportou seu trabalho para diversos países.
“Não me vejo trabalhar com outra coisa, pois essa profissão me faz feliz. Essa prática mexe com minha autoestima e minha saúde. A capacitação e a orientação são fundamentais para nosso crescimento”, destaca ele.

A primeira-dama do município e coordenadora do Conselho do Programa Nova Iguaçu Solidário, Erika Ammon e o vice-prefeito Carlos Ferreira, participaram do evento. “O artesanato ganhou muita dimensão em Nova Iguaçu e hoje é uma fonte de renda principal para muitos artesãos e faz parte da nossa cadeia de desenvolvimento econômico na cidade”, disse Ferreira.

De acordo com o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro, o artesanato na cidade vai continuar a ser estimulado. “Isso vai ajudar também a descobrir novos talentos”, afirma Miguel.
Nos próximos quatro dias a mostra ‘Mentes que Criam, mãos que transformam’ irá percorrer as Feiras de Artesanato pelo município de forma a que todos possam ter acesso ao material e conheçam o Programa, o trabalho dos artesãos e a importância deles na economia e na cultura da região.

Nesta quarta-feira (20) ela estará em cartaz na Feira de Artesanato da Praça Rui Barbosa, das 10h às 16h30. No dia 21, ela segue para a Praça Antônia Flores Teixeira, no Centro de Nova Iguaçu. A mostra ainda chega ao TopShopping, no dia 22, também entre às 10h e 16h30. O evento será encerrado no dia 23, na Feira de Artesanato na Praça de Morro Agudo, em Comendador Soares, onde fica localizado o Kiosque das Artes.

loker situbondo https://suaralama.info/