Nova Iguaçu mobiliza população contra o Aedes no Dia D de combate às arboviroses

A luta contra o Aedes aegypti segue a todo vapor em Nova Iguaçu. Além de realizar diariamente ações contra o vetor, que transmite a dengue, zika e chikungunya, neste sábado (16), a Superintendência de Vigilância Ambiental (SUVAM), da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), mobilizou agentes de combate a endemias para dois pontos estratégicos do município, por onde passam milhares de pessoas, com o objetivo de chamar a atenção da população sobre como evitar os focos do mosquito. As ações fizeram parte do Dia D de combate às arboviroses e começaram pela manhã, na Praça Rui Barbosa, no Centro. Quem esteve no local, recebeu uma revista com dicas e cuidados necessários para que não haja a proliferação do Aedes, acompanhada de um passatempo com atividades relacionadas ao assunto.  À tarde, os frequentadores do Shopping Nova Iguaçu também receberam material informativo e tiraram dúvidas nas tendas da SUVAM.

Segundo o superintendente de Vigilância Ambiental de Nova Iguaçu, Carlos Augusto Rodrigues, a orientação do prefeito Rogerio Lisboa é para intensificar as ações contra o Aedes em toda a cidade. Para ele, porém, para estas ações darem resultado é necessário o envolvimento de cada morador nesta causa. “O prefeito tem apoiado e ajudado a equipe, e isso traz resultados. Temos 400 agentes fazendo o trabalho de prevenção e fiscalização nas residências diariamente e usamos o carro fumacê que faz uma ação de bloqueio, mas é importante que cada um faça sua parte em casa, checando pequenos depósitos que possam acumular água, evitando focos do mosquito”, explica.

Quem aproveitou para se informar foi Lenilson Fernandes, de 36 anos. Morador do bairro Engenho Pequeno, ele contraiu chikungunya há três anos e passou por um pesadelo que acabou recentemente. “Só no ano passado que as dores nas minhas juntas, que veio com a doença, começaram a melhorar”, conta. Lenilson aproveitou para parabenizar o trabalho dos agentes e alertar à população. “Eles estão sempre no meu bairro trabalhando para evitar que o mosquito apareça. Tem que combater o Aedes mesmo. O povo precisa se conscientizar”, completa.

E as ações contra o mosquito vão continuar acontecendo. Na próxima terça-feira (19), os agentes de combate a endemias estarão na E.M Darcilio Ayres Raunhetti, em Jardim Laranjeiras, fazendo uma palestra e uma mobilização com os alunos nas ruas, em que eles irão distribuir panfletos e orientar os moradores da região sobre o combate ao Aedes.