II Semana Municipal de Artesanato vai homenagear artesãos

Homenagear os artesãos da cidade e reconhecer a profissão como patrimônio cultural, que deve ser valorizada, difundida e preservada. Esse é um dos objetivos da realização da II Semana Municipal de Artesanato de Nova Iguaçu, que acontece entre os dias 19 e 23 deste mês. O evento, que será realizado pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), instituição da Prefeitura, através do Programa Municipal de Artesanato, se inicia no Dia Nacional do Artesão e terá ações por todo o município.

Na abertura, no Complexo Cultural de Nova Iguaçu, haverá um café da manhã para os artesãos inscritos no Programa Municipal de Artesanato, às 9h e em seguida uma mesa solene, no Teatro Sylvio Monteiro, formada por representantes das instituições governamentais envolvidos com a cadeia do artesanato iguaçuano. Logo depois será exibido um vídeo sobre os artesãos e o artesanato da cidade, produzido com o apoio da Fenig.

Após a cerimônia solene haverá a abertura da mostra “Mentes que criam, mãos que transformam”, que homenageia o trabalho dos profissionais através de imagens e vivências reais de artesãos do Programa. Nos próximos quatro dias a mostra irá percorrer as Feiras de Artesanato pelo município de forma a que todos possam ter acesso ao material e conheçam o Programa, o trabalho dos artesãos e a importância deles na economia e na cultura da região.

Já no dia 20, a mostra estará em cartaz na Feira de Artesanato da Praça Rui Barbosa, das 10h às 16h30. No dia 21, ela segue para a Praça Antônia Flores Teixeira, no Centro de Nova Iguaçu. A mostra ainda chega ao TopShopping, no dia 22, também entre às 10h e 16h30. O evento será encerrado no dia 23 com a mostra na Feira de Artesanato na Praça de Morro Agudo, em Comendador Soares, onde fica localizado o Kiosque das Artes.

“O artesanato é uma grande fonte de geração de renda na cidade. São quase 700 artesãos cadastrados no Programa Municipal de Artesanato de Nova Iguaçu”, lembrou o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.