Inscrições abertas para coordenadores das Casas da Inovação

Nova Iguaçu está dando mais um passo para a expansão do ensino tecnológico na cidade. Através de uma parceria da Prefeitura com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Proext/UFRRJ), foram abertas inscrições para selecionar pesquisadores bolsistas para atuar na implantação do Projeto +Casas da Inovação. Estão previstas oito vagas para os cargos de coordenação geral, pedagógica, técnica e audiovisual, com bolsas entre R$ 2,5 mil e R$ 3 mil mensais pelo período de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por mais seis. Os selecionados deverão dedicar 30 horas semanais ao projeto, sendo 20 em atividades de campo e 10 de planejamento e participação em reuniões.

Os interessados nas vagas devem se inscrever diretamente na sala 104 do prédio da pós-graduação do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ – Campus Nova Iguaçu, até o dia 12 de março. A seleção dos candidatos será feita com base na avaliação do currículo e entrevista individual. Entre as principais funções dos selecionados estão a elaboração de planos de trabalho e projeto didático-pedagógico, realização de reuniões periódicas com a equipe de monitores e supervisores, bem como o acompanhamento de suas atividades junto aos alunos da Casa da Inovação. O Edital com todas as informações está disponível na internet (http://portal.ufrrj.br/proext-seleciona-pesquisadores-para-projeto-em-nova-iguacu/).

A Casa da Inovação é um projeto da Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMACTI) de Nova Iguaçu, que visa fomentar a inclusão social e a inserção produtiva da população, incentivando o desenvolvimento sustentável no município. No local são oferecidos a jovens cursos gratuitos de criação de aplicativos e desenvolvimento de games, além de inclusão digital para idosos.

O secretário da SEMACTI, Alex Castellar, celebrou a parceria com a universidade. “Quem ganha é a cidade. Realmente teremos um conjunto de escolas de inovação e habilidades digitais de altíssimo nível, para que a gente possa oferecer aos alunos cursos de grande qualificação e que no mercado são extremamente caros”, disse Castellar. A meta dele é levar os cursos a sete mil alunos até o final do ano.

Nesta semana a Casa da Inovação iniciou o segundo ciclo de cursos. Além das aulas de Criação de Aplicativos, Programação em Games e Inclusão Digital 60+, ministradas desde o ano passado, agora há também cursos de Youtuber, Introdução à Robótica e Inclusão Digital 30+. Este ano, dez novas Casas serão inauguradas na cidade, com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Os novos espaços serão instalados nos bairros Cabuçu, Km 32, Comendador Soares, Miguel Couto, Austin, Posse, Centro, Vila de Cava, Rancho Novo e Moquetá.