Nova Iguaçu lança filme sobre o desenvolvimento da cidade

As ações dos últimos dois anos de governo da Prefeitura de Nova Iguaçu foram apresentadas nesta segunda-feira (21) com a exibição do vídeo “Nova Iguaçu: o orgulho que nos move”. O pré-lançamento do filme aconteceu na sala de cinema do Top Shopping e contou com a presença de mais de 500 pessoas, entre funcionários, sociedade civil, autoridades e empresários da região. O prefeito Rogerio Lisboa, o vice, Carlos Ferreira e todo seu secretariado também estiveram presentes. Outros dois filmes faltando sobre a cidade também foram exibidos: “Nova Iguaçu: a menina dos me olhos” e “Foi aqui que eu nasci”. As exibições fazem parte das comemorações pelo aniversário de 186 anos de Nova Iguaçu, comemorados no último dia 15.

Além de marcar as principais ações realizadas pela gestão atual, o filme é uma forma de trazer o resgate do pertencimento da população com o município. “O filme é narrado como se a própria cidade contasse sua história, como ela se sente e se vê. Uma forma de apresentar todo seu desenvolvimento aos iguaçuanos”, esclarece o prefeito, relembrando as dificuldades encontradas no início de sua gestão:  “Foram dois anos de muito trabalho, colocando a casa em ordem.  Pegamos um município desestruturado, com três folhas salariais atrasadas. Conseguimos honra os salários dos servidores. São eles que fazem a máquina pública funcionar para que a população tenha qualidade nos serviços públicos e precisam ser valorizados”, disse.

Morador do bairro de Miguel Couto, o enfermeiro Nielsen Carlos Estevão Machado,  de 34 anos, ficou surpreso em ver que o município tem tanta história. “Como iguaçuano me senti orgulhoso e representado neste filme. Nossa cidade tem muitas coisas bonitas e é importante a população conhecer sua história, pontos turísticos e culturais”, afirma.

O filme “Nova Iguaçu: o orgulho que nos move” está previsto para ser divulgado em redes sociais nas próximas semana.

Encerrando as comemorações pelo aniversário de Nova Iguaçu, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, vai promover nesta segunda-feira (21), a exposição “Imagens de Nova Iguaçu na Coleção Arruda Negreiros”. O acervo pertenceu ao historiador Ney Alberto e hoje integra a coleção da família do homenageado, que foi prefeito da cidade. As fotografias histórias serão exibidas na Casa de Cultura, na Rua Getúlio Vargas, 51, Centro.