Tradição mantida: Nova Iguaçu terá Festival de Folia de Reis

Nova Iguaçu vai promover o Festival de Folia de Reis a partir de janeiro de 2020. O anúncio foi feito neste sábado (19), pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR), Fernando Cid, durante o Encontro de Folia de Reis organizado pela prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT). O evento fez parte das comemorações pelo aniversário de 186 anos de Nova Iguaçu.

O município conseguiu uma emenda parlamentar – que já consta no Portal da Transparência – para que os recursos sejam aplicados na organização do festival. “Nova Iguaçu sai na frente na manutenção dessa importante atividade cultural. Faremos o possível para reunir o maior número de grupos de Folia de Reis”, disse Fernando Cid.

O Encontro de Folia de Reis foi realizado na Praça Rui Barbosa, no Centro, e reuniu dois grupos: o Boas Novas de Belém, do bairro de Austin, e o Estrela do Oriente, do Carmari. Nem mesmo o forte calor foi suficiente para diminuir o entusiasmo dos integrantes que encantaram o público com uma apresentação ao longo do Calçadão.

“A Folia de Reis é uma das manifestações mais tradicionais e importantes do país. Esta cultura popular terá todo o apoio da prefeitura para que estes e outros grupos possam continuar se apresentando. Faremos todo o possível para que esta tradição se perpetue na cidade”, prometeu o secretário de Cultura de Nova Iguaçu, Marcus Monteiro, lembrando a importância desta manifestação cultural ser transmitida a cada geração. “A juventude é fundamental para que esta tradição se mantenha viva.”

No bairro Carmari a tradição da Folia de Reis passa de pai para filho. João Ferreira Gonçalves, o Mestre João, da Estrela do Oriente, conta que a conheceu há 60 anos. “Tudo começou com meu tio e meu pai. Foi com eles que eu herdei esta cultura. Nosso grupo existe há 21 anos e hoje meu filho, minha esposa e minha sobrinha fazem parte, assim como alguns vizinhos”, conta Mestre João, que recebeu com alegria a notícia do apoio que será dado pela prefeitura a partir do ano que vem. “É o reconhecimento da nossa cultura. Tudo o que o público está vendo aqui é graças ao nosso esforço, pois não temos ajuda. Com esse apoio nós vamos poder atrair ainda mais pessoas, especialmente os jovens, para nosso grupo, e outras folias que estão paradas poderão ser reativadas”, comemora ele.

Ataíde de Souza, o Mestre Nego, da Folia Boas Novas de Belém, faz coro com o colega da Estrela do Oriente. Seu grupo conta com cerca de 60 pessoas, muitas já idosas. Ele aposta na juventude para manter o grupo ativo. “Tiramos as crianças e jovens das ruas, ensinamos a tocar instrumentos e trabalhamos para que eles sigam no caminho do bem. Esta apresentação aqui no Centro é muito importante para nós, pois muitas pessoas que passaram por aqui nunca tinham visto uma Folia de Reis”, diz Mestre Nego.

Moradora de Mesquita, Maria Helena passava pelo Calçadão com o filho quando se deparou com os dois grupos e ficou emocionada. “Meu filho nunca tinha visto, mas eu cresci dentro da Folia de Reis. Meus pais sempre recebiam a folia em casa, meu pai carregava a bandeira e meu irmão era o palhaço. Quando vi estes grupos me veio uma lembrança maravilhosa. Espero que a Prefeitura de Nova Iguaçu traga de volta esta cultura”, disse.