Iniciadas obras de novo prédio da Escola Marly Tupacinunga

O sonho dos pais e alunos da Escola Municipal Professora Marly Tupacinunga de Mattos, no Km 32, em Nova Iguaçu, começou a ser concretizado. A antiga unidade começou a ser demolida na última sexta-feira (11) e no local será construído um novo prédio com três pavimentos, com área de educação física no último andar e acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. A obra, orçada em R$ 3,5 milhões, está prevista para durar oito meses, mas há possibilidade de ser concluída em seis. Os 429 alunos da escola estudarão num imóvel alugado pela Prefeitura, no mesmo bairro, na Rua Santa Rosa, 33, até a conclusão das obras.
A construção de um novo prédio para a Escola Municipal Professora Marly Tupacinunga de Mattos era uma reivindicação antiga dos pais e alunos. O prédio atual apresentava vários problemas estruturais, como infiltração nas paredes, nas salas de aula e teto do banheiro. A demolição começou pelo anexo, onde funcionava uma biblioteca. Segundo o subsecretário de Infraestrutura de Nova Iguaçu, Fernando Barros, todos os materiais do prédio atual que puderem ser aproveitados em outras unidades escolares ou equipamentos públicos da Prefeitura serão reutilizados. “ Estamos retirando as telhas que estavam intactas, as janelas, reaproveitando as madeiras do colégio. Temos sanitários, louças, parte de instalação elétrica, fiação, luminárias, caixa d’água, entre outros”, afirmou o subsecretário .Ainda segundo ele, está sendo feito um modelo novo de unidade, que será edificada com métodos construtivos de estrutura metálica.
Mãe do pequeno Sidnei Júnior, de 11 anos, a professora Keila Damasceno de Souza, 54, disse que o filho está ansioso para estudar na nova escola.
“Por muitos anos a escola conviveu com o abandono, mas agora nosso sofrimento acabou. Vamos ter uma unidade novinha em folha. Os alunos terão mais conforto, comodidade e vai melhorar a autoestima deles. Estou muito feliz ao ver que a unidade não ficou só no papel. Nosso bairro precisava disto”, disse ela.
O prédio alugado pela Prefeitura para receber temporariamente os estudantes fica próximo à escola. “Os alunos vão estudar próximo de sua comunidade, não é distante e o prédio ainda terá uma reforma, com pintura e adaptação da cozinha. Vai contemplar o ano letivo”, explicou a secretária de Educação, Maria Virgínia Andrade Rocha.
Além da construção do novo prédio da Escola Professora Marly Tupacinunga de Mattos, a Prefeitura de Nova Iguaçu também vai iniciar em breve a reforma das instalações de 40 outras unidades escolares. O processo de licitação está em fase final de conclusão.