Plano Verão Tinguá 2019 realiza sua quinta ação

Neste domingo (13) acontece a quinta operação do Plano Verão Tinguá 2019. A ação vem sendo realizada pela Prefeitura de Nova Iguaçu todos os domingos, nos pontos principais de acesso ao bairro de Vila de Cava e a Praça de Tinguá, além de pontes estreitas, que servem de passagem para motoristas que entram e deixam a região. O objetivo é prevenir acidentes e conscientizar a população da importância da preservação ambiental, além de oferecer mais segurança aos moradores e turistas que visitam o local durante o período de verão.

A estimativa é de que mais de 20 mil pessoas tenham passado por Tinguá nos últimos quatro domingos. Somente no dia 6 deste mês, a região recebeu 6.234 visitantes. Nas quatro ações realizadas pela Prefeitura foi registrado apenas um acidente de trânsito na região, de pequenas proporções. Três pessoas ficaram feridas sem gravidades. O plano começou no dia 16 de dezembro.

“A operação tem sido um sucesso desde o primeiro dia. Além de dar mais segurança à população estamos organizando o serviço do ambulante na praça de Tinguá”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur), Fernando Cid.

A presença dos agentes da Prefeitura tem sido importante em várias ações. No dia 16 de dezembro, quando aconteceu o evento ‘Pedala Nova Iguaçu’, com 500 participantes, equipes da Guarda Ambiental acompanharam um parto numa residência de Tinguá. O Samu foi acionado e a mãe e o bebê foram levados para a Maternidade Mariana Bulhões.

No domingo passado (06), guardas ambientais atuaram na retirada de três cavalos em situação de maus tratos. Eles foram encontrados amarrados por fios de telefone à beira da estrada. Na estrada principal que liga ao bairro, motoristas estão sendo orientados sobre o trânsito e cuidados com o meio ambiente. Cartilhas informativas estão sendo distribuídas.

O Plano Verão 2019 ocorrerá todos os domingos, enquanto durar a estação, e está envolvendo agentes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur) e das secretarias de Trânsito, Segurança, Saúde, Infraestrutura e Economia e Finanças, além da Subsecretaria de Defesa Civil, da Superintendência de Controle Urbano, da Empresa de Limpeza Urbana (EMLURB); da Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (CODENI) e da Polícia Militar.

As equipes estarão divididas nos acessos ao bairro, das 8h às 19h. Uma das principais ações será a de educação ambiental, a fim de informar aos visitantes que Tinguá é uma região de proteção que deve ser preservada por todos.