Chaves do Residencial Santo Antônio começam a ser entregues

“Receber esse apartamento é uma bênção. Esta é a chave da vitória”. Foi com estas palavras que a enfermeira Maria Benedita Borges, 68 anos, celebrou a realização do sonho da casa própria e de uma vida mais segura a partir de agora. Ela, que por cinco anos viveu às margens do rio Botas, em Nova Iguaçu, foi uma das 56 pessoas que receberam as chaves do Residencial Santo Antônio, localizado no bairro Cerâmica. A entrega aconteceu na manhã desta segunda-feira (07), na Vila Olímpica.

Maria Benedita conta que o período em que morou à beira do rio foi de “muito apavoramento” e que perdeu móveis da casa diversas vezes, em decorrência dos temporais que culminavam no transbordamento do Botas. “Todo ano a gente ficava sem nada. Então nem tenho como agradecer ao Inea e à Prefeitura pelo que fizeram por nós. Muita gente de lá queria sair e agora está muito feliz com a mudança”, comemora a enfermeira, que vai viver no novo apartamento na companhia do filho Saulo.

O reassentamento das famílias que vivem às margens do Botas faz parte do projeto de recuperação do rio, que terá sua calha alargada de sete para 14 metros e a profundidade duplicada, de um metro e meio para três, para evitar alagamentos em cerca de 10 bairros. Mais de 100 mil pessoas serão beneficiadas.

Quem também comemorou a entrega da chave foi Joyce Lorrane dos Santos Bernardes. Há pouco mais de um ano ela precisou deixar sua casa, também às margens do rio Botas, pois parte da estrutura estava cedendo. Desde então, ela vive de aluguel com o marido Rafael e os filhos Jamile, 4 anos, e Luiz Miguel, um ano de dez meses. “Estamos super felizes com a mudança. Além de irmos viver em um lugar mais seguro, nossos filhos vão ter mais espaço para brincar. Também não vamos ter mais preocupações com a chuva”, disse a vendedora autônoma de 21 anos.

O Residencial Santo Antônio conta com 288 apartamentos. Além das 56 chaves entregues nesta segunda, as outras 232 começarão a ser distribuídas aos contemplados a partir do fim de semana.