Casa da Inovação abre inscrições para novos cursos

A Casa da Inovação, inaugurada no ano passado pela Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação de Nova Iguaçu (SEMACTI), abriu inscrições para novos alunos. O espaço, que em 2018 iniciou o projeto-piloto formando 60 crianças, jovens e idosos nos cursos gratuitos de Criação de Aplicativos, Programação em Games e Inclusão Digital 60+, agora disponibiliza 216 vagas para estes e outras três novidades: este ano também terá cursos Youtuber, Introdução à Robótica e Inclusão Digital 30+.

As inscrições podem ser feitas na sede da da SEMACTI (Rua Iracema Soares Pereira Junqueira, 65, Centro) ou pelo site www.novaiguacu.rj.gov.br/casadainovacao até o dia 25 janeiro. Os candidatos deverão escolher apenas um curso. Aqueles que selecionarem mais de um no ato da inscrição terão somente a última opção validada. Os inscritos irão participar de sorteio público que será realizado em 30 de janeiro, com a divulgação da lista de sorteados no dia seguinte. O sorteio será às 11h, na SEMACTI.

O período de matrícula será entre 4 e 8 de fevereiro, com o início das aulas no dia 11. Ao todo, serão 256 alunos distribuídos em 17 turmas nos períodos de manhã, tarde e noite. Quarenta estudantes foram sorteados ainda no ano passado e aguardavam na lista de espera.

Com exceção dos cursos de Inclusão Digital voltados para adultos e idosos, todos os outros são voltados exclusivamente para alunos das escolas públicas de Nova Iguaçu. “Nosso intuito é contribuir para o desenvolvimento local através da capacitação tecnológica destas crianças e jovens. Esta é uma marca nossa”, conta o secretário da SEMACTI, Alex Castellar, alertando que no ano passado houve grande procura por parte de pais de alunos matriculados em unidades particulares. “Nosso foco, por enquanto, é atender os estudantes da rede pública”, concluiu.