JOENI 2018 premia escolas campeãs

O Centro Educacional Senador Camará (CESC) é o grande campeão da edição 2018 dos Jogos Estudantis de Nova Iguaçu (JOENI). O vencedor da competição foi conhecido na tarde desta quarta-feira, durante a cerimônia de encerramento realizada no teatro do Sesc da cidade. A festa de premiação reuniu alunos de todas as escolas que conquistaram medalhas nas 11 modalidades esportivas disputadas. As três primeiras colocadas de cada uma delas receberam troféus.

O JOENI foi organizado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio das secretarias municipais de Esporte e Lazer (SEMEL) e de Educação (SEMED), em parceria com o Sesc. A competição agitou 46 escolas públicas e privadas da cidade entre 22 de outubro e 7 de dezembro. Ao todo, mais de 3.500 alunos participaram da edição.

O CESC conquistou o primeiro lugar em todas as categorias. Na Sub-17, o Colégio Estadual São José foi o vice-campeão e o Colégio Vila de Cava ficou em terceiro lugar. Na Sub-14, foi a vez do São Jorge ficar com o bronze e Vila de Cava levar a prata. O melhor desempenho das escolas municipais foi na categoria Sub-11, na qual a E. M. Paulo Freire ficou em terceiro lugar e a Alice Couto conquistou o vice. O título, mais uma vez, foi para o Centro Educacional Senador Camará.

E quem ajudou a E. M Paulo Freire a subir no pódio foi Hanna Victoria Cecília da Conceição. A estudante do 5º ano defendeu a equipe feminina Sub-11 de handebol e levou a medalha de ouro na modalidade. “Fiz muitos gols e pude ajudar minha equipe a ser campeã no handebol. Espero conquistar o bicampeonato no ano que vem”, disse a menina de 11 anos, que deseja se tornar jogadora profissional.

Os Jogos Estudantis voltaram a ser realizados em Nova Iguaçu após três anos. Para o secretário de Esporte e Lazer, Alexandre Batista, a competição fomenta não somente a descoberta de novos talentos do esporte, mas também a socialização entre crianças e adolescentes. Segundo ele, o objetivo é incluir o JOENI no calendário anual da cidade. “Resgatamos esta competição tradicional e que já revelou grandes talentos. Podem ter certeza que a edição do ano que vem será ainda melhor”, prometeu.