Mutirão do BPC termina nesta quarta-feira (12)

Termina nesta quarta-feira (12) o mutirão de recadastramento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) em Nova Iguaçu. O mutirão acontece das 9h às 16h, na Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), no Centro. Quem não fizer o recadastramento terá o benefício suspenso pela Previdência Social a partir de janeiro. O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência de qualquer idade e ao idoso acima de 65 anos.

Desde o início da ação, em 27 de novembro, pouco mais de quatro mil pessoas fizeram o processo. Cerca de oito mil beneficiários ainda não compareceram. Após o mutirão, o recadastramento deverá ser feito até o dia 31 de dezembro, nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS).

Para não correr o risco de ficar sem o benefício, a dona de casa Maria Bernadete dos Santos, 57 anos, foi ao mutirão para fazer o recadastramento da filha Luana dos Santos, 33, que tem paralisia cerebral. “Este dinheiro é muito importante, pois é com ele que compro as fraldas, remédios e alimentos, pois a alimentação dela é diferenciada. Seria muito difícil fazer essas compras sem essa ajuda do governo”, afirma Maria Bernadete, que mora com a filha no bairro Santa Rita.

Gessi Quintanilha da Silva, 76, moradora de Austin, também já garantiu o recebimento do BPC. Acompanhada da neta Raíssa Xênia Quintanilha, 25, ela  foi à SEMAS para se recadastrar. “Sou diabética e tenho pressão alta. Uso o dinheiro para as compras do supermercado e também remédios, como insulina. Moro sozinha e o BPC é minha única fonte de renda. Tenho quatro filhas, mas duas delas não trabalham e não têm como me ajudar. Esse dinheiro é muito importante para mim”, conta a idosa.

Como fazer o recadastramento

O recadastramento do BPC vem sendo feito em todo o país desde o ano passado, quando o governo federal exigiu que os beneficiários fizessem parte do Cadastro Único e deixassem de ser cadastrados pelo INSS. Para se recadastrar é necessário apresentar carteira de identidade, CPF e um comprovante de residência.

Têm direito ao benefício pessoas acima de 65 anos ou portadoras de deficiência de qualquer idade com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo. Além disso, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário-mínimo vigente. As pessoas com deficiência também precisam passar por avaliação médica e social realizadas por profissionais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído ao INSS para ter direito a ele. No entanto, este benefício não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.

Quem tiver dúvidas sobre o recadastramento pode entrar em contato diretamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, pelo telefone 2667-5796.