Nova Iguaçu vai ganhar 10 novas Casas da Inovação

Dez novas Casas da Inovação serão criadas em Nova Iguaçu no ano que vem. O anúncio foi feito na quinta-feira (29), pelo secretário de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação, Alex Castellar, durante a formatura dos idosos participantes do curso ‘60 +’ oferecido pela Casa de Inovação. A expectativa é de que as novas unidades comecem a funcionar a partir de fevereiro.
“Conseguimos junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia mais R$ 1,5 milhão e vamos abrir mais dez casas para oferecer curso para muita gente”, disse Alex Castellar. Os locais das novas unidades, segundo ele, ainda serão definidos. O secretário explicou que, dois novos cursos que serão oferecidos já foram definidos: de youtuber e de robótica.
A Casa da Inovação é um centro de formação de habilidades digitais cujas ações visam o combate às desigualdades tecnológicas através da inserção de alunos da rede pública de ensino, jovens, adultos e cidadãos atendidos pela Assistência Social do município, terceira idade e pessoas com deficiência nas tendências do futuro mercado de trabalho. Ainda segundo o secretário, os serviços oferecidos na Casa da Inovação chamaram atenção de americanos, durante visita ao Vale do Silício.
Moradora do bairro Ponto Chic, a aposentada Creuza Célia da Silva Jesus, de 65 anos, foi uma das 50 formandas do curso ‘60 +’. “Minha vida era de sedentarismo e não exercitava a mente. A relação com o computador não era muito boa, mas tudo mudou. Aprendi a navegar nas redes sociais e Internet. Agora até sei mandar um e-mail, montar um texto e melhorei minha digitação”, disse a aposentada.
Os alunos passaram por dois meses de curso, totalizando 16 aulas. O Banco do Brasil, que doou 160 computadores à Casa da inovação, foi homenageado durante a formatura. Um edital será preparado até o fim do ano para abrir novas inscrições em janeiro. Os cursos devem começar em fevereiro.
O prefeito Rogerio Lisboa participou da entrega dos diplomas. Ele explicou que a ideia da prefeitura é descentralizar os serviços e oferecer cursos ao maior número de pessoas possível. “Percebemos a alegria no rosto destas pessoas, elas ficaram emocionadas. Foram cursos para crianças, adolescentes e idosos. Vamos chegar a vários bairros da cidade”, garantiu o prefeito.
Uma das alunas mais entusiasmadas foi a autônoma Helenice Santos, que apresentou um trabalho de empreendedorismo no Power Point. A ferramenta foi ensinada na Casa de Inovação. “Muitos idosos estão investindo no empreendedorismo. O aposentado se torna útil para a sociedade e aumenta a renda. Trabalho com nhoque congelado e apresentei meu trabalho com o que aprendi aqui. Tenho o sonho de abrir uma pequena fábrica”, contou ela.
Aos 9 anos, o pequeno Yan Souza, já aprendeu a criar games e após o curso na Casa da Inovação já escolheu qual carreira quer seguir. “Já fiz jogos de aventura, como o ‘Invasão Espacial’. Agora quero aprender jogos de esportes. Minhas notas melhoraram após o curso, pois estou mais concentrado e mais disciplinado. Descobri a profissão que quero seguir. Vou virar um professor para ensinar outras crianças”, afirmou Yan.