Valverde 3: contratos assinados e educação perto de casa

Garantir habitação à população e educação aos filhos em escolas próximas de casa. Esse foi um dos objetivos da Prefeitura de Nova Iguaçu, durante a assinatura dos contratos de cerca de 300 famílias selecionadas para o Parque Valverde 3, que faz parte do programa Minha Casa Minha Vida, nesta terça-feira (13), na Vila Olímpica. A Secretaria Municipal de Educação fez um acompanhamento para identificar as famílias com crianças e verificar a necessidade de vagas em escolas nas proximidades do Condomínio.

“É uma parceria com a Secretaria de Infraestrutura para atender essas famílias que assinaram o contrato e verificar a demanda de crianças que estarão indo para o condomínio. É uma ação estratégica. Estamos fazendo um levantamento de quantos atendimentos educacionais vamos precisar num primeiro momento. Fizemos 73 atendimentos aqui. Pegamos todos os dados da criança e do responsável e faremos contato para traçar estratégia para que eles sejam matriculados nas escolas em 2019”, explicou a subsecretária de Educação, Renata Santana.

A ação vem sendo realizada também em outros condomínios do Minha Casa Minha Vida. Segundo a subsecretária, somente no Condomínio José Maria Pitella, no bairro da Cerâmica, foram realizados 58 atendimentos. “Identificamos esse grande número de crianças que vão precisar estudar próximo de casa e já fizemos o encaminhamento destes alunos. Ainda vamos fazer esse serviço no Valverde 1 e 2”, acrescentou Renata.

O casal Eliseu Ramos Carvalho, de 32 anos e Lilian de Souza, 26, além de dar mais um passo para concretizar a tão sonhada conquista da casa própria, espera garantir uma vaga em uma escola próxima do Valverde para a filha Alícia de Souza Carvalho, de apenas 4 anos. “Moramos na casa dos meus pais em Miguel Couto e finalmente vamos realizar o sonho de ter a nossa casa própria. Vou ter mais tranquilidade ao saber que minha filha vai estudar perto de casa”, disse o inspetor escolar.

De acordo com a subsecretária de Habitação de Nova Iguaçu, Luisa Ribeiro, os contemplados do Valverde 3 não podem alugar, vender ou transformar os apartamentos em comércio. “É uma boa moradia, bem localizada, mas vale lembrar que a entrega das chaves ainda não foi definida. Depende da autorização do Ministério das Cidades e a expectativa de entrega é ainda este ano”, garantiu.

Outro casal que ficou emocionado ao assinar o contrato foi Claudir de Oliveira, de 64 anos e a esposa Maria Cléber Menezes Cunha, 59, que moram de aluguel no bairro de jardim Laranjeiras. Cadeirante há 14 anos, Claudir vai ocupar um dos apartamentos adaptados no novo condomínio. “Pagamos R$ 600 de aluguel e agora vamos economizar. Estamos juntos há 16 anos e será nossa primeira casa. Estamos ansiosos e fica difícil até para dormir”, contou Claudir. Através do Programa Minha Casa Minha Vida, este ano já foram entregues 1.140 unidades no Vila Toscana, no bairro Ipiranga.