Mutirão de serviços na Praça da Grama

A professora de artes Adriana Ferreira de Carvalho, de 40 anos, acordou cedo nesta segunda-feira (12) para fazer o seu recadastramento do Bolsa Família, durante mais um evento do projeto ‘Prefeitura Presente’, desta vez na Praça da Grama. Desempregada há quatro anos e mãe de dois filhos, um deles de 10 meses, ela foi a primeira pessoa atendida no evento, que reuniu centenas de moradores da localidade e contou com serviços gratuitos de saúde, assistência social e atividades educacionais e culturais da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig).

“Precisava muito deste tipo de serviço aqui no bairro e o ‘Prefeitura Presente’ facilitou minha vida, pois não vou precisar me deslocar para longe. Ainda vim solicitar o benefício do Vale Social. Estou tão motivada a lutar contra um câncer de mama, descoberto em maio, que fui a primeira a chegar aqui neste evento”, disse Adriana, que se trata no instituto Oncológico de Nova Iguaçu.

Quem foi ao local também pôde fazer o cadastramento do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada, ID Jovem, agendamento para carteira de trabalho e caderneta do idoso, reconhecimento de paternidade, além da isenção da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, de dentro e fora do estado.

Na área da saúde, foram realizados testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV, além de aferição de pressão arterial e de glicemia capilar.

Foi graças a um destes exames que a aposentada Maria Solange Santos Dias, de 61 anos, descobriu que sua glicose estava alta. Acompanhada da irmã Sueli Tavares, 55, que também passou por testes rápidos numa das tendas do ‘Prefeitura Presente’, ela decidiu buscar um médico imediatamente.

“Com a saúde não se brinca. Não sabia que minha glicose estava tão alta. Se não tivesse vindo aqui poderia ter um problema grave. Foi tudo tão rápido que deu tempo de tirar a segunda via da certidão de casamento de uma filha. Aproveitei e trouxe minha irmã para verificar se a saúde está em dia”, contou.

Para as crianças se divertirem e aprenderem sobre a matemática através de jogos, a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) disponibilizou o projeto Matemática na Praça.

Já a Superintendência de Vigilância Ambiental (Suvam) deu orientações sobre o controle de roedores (PCR) e caramujo (Malacologia).

A dona de casa Silvana Bezerra de Souza, 48, ganhou gratuitamente uma aula de combate ao caramujo africano, que aparecem em período onde o calor e as chuvas são frequentes.

“Aprendi que não se deve jogar sal no caramujo, mas sim o cal. Também não podemos deixar resto de comida jogado no quintal, pois isso atrai esses bichos. Ainda mais com as proximidades das chuvas de verão. Ganhei uma linda aula sobre caramujo africano aqui. Agora vou combater corretamente”, garantiu.