Serviços de saúde e assistência social na Praça de Figueira

“Vemos muita mulher cuidando da saúde, mas e o homem? Estou aqui fazendo os exames para quebrar esse tabu. Mostrar que nós podemos viver bem e de forma saudável. Já que este mês é marcado pelo ‘Novembro Azul’, campanha que conscientiza sobre as doenças masculinas, temos que estar ainda mais atento”. O relato é do jovem Luiz Carlos Gomes Bispo, de 18 anos, um dos primeiros a marcar presença no ‘Prefeitura Presente’, nesta segunda-feira (05), na Praça de Figueira. O evento da Prefeitura de Nova Iguaçu oferece gratuitamente serviços de assistência social e saúde.

Quem foi ao local pôde conseguir serviços como isenção da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito de dentro e fora do estado, além de cadastramento e recadastramento do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada, Vale Social, ID Jovem, agendamento para carteira de trabalho e carteira do idoso, reconhecimento de paternidade, entre outras ações.

“Como era aqui perto de casa e não precisava pegar ônibus e gastar dinheiro com passagem, não pude deixar de aproveitar esses serviços públicos, como tirar a certidão de nascimento de dois filhos pequenos. As antigas estavam rasgadas e estava difícil até mesmo comprovar a existência deles. Foi tudo tão rápido que ainda deu tempo de fazer o cadastramento do Bolsa Família”, afirmou a dona de casa Jéssica Cardoso de Melo, 29.

Durante o ‘Prefeitura Presente’, ainda foram oferecidos testes rápidos de hepatite B e C , sífilis e HIV, aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

“Temos que parar para refletir e ver que também somos vulneráveis a várias doenças. Não podemos ser pegos de surpresa. A cada dois meses faço testes rápidos de glicose e afiro minha pressão. No ‘Prefeitura Presente’ pude fazer tudo de graça, sem gastar um centavo sequer”, disse o rapaz que ainda se cadastrou no ID Jovem para ganhar descontos em eventos culturais.