Visita cantada emociona pacientes do Centro de Atenção e Valorização à Mulher

O coral do Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti) emocionou dezenas de pacientes do Centro de Atenção e Valorização à Mulher (CAV), no bairro Califórnia, nesta quarta-feira (17). A visita cantada coordenada pela Prefeitura de Nova Iguaçu faz parte das comemorações do ‘Outubro Rosa’, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Já na noite da última terça-feira (16), a emoção ficou por conta do Sarau Rosa, onde tiveram apresentações de poesia, dança e do coral do Nova Iguaçu Country Club (NICC), na Casa da Cultura da cidade.

“Com essa serenata, ganhamos a solidariedade e o carinho das pessoas. Descobrimos que não estamos sozinhas nesta batalha e luta contra o câncer. Estou muito emocionada. Não é só uma música, é um gesto de amor com nós mulheres”, lembrou Jeanete dos Santos Nascimento, de 64 anos.

A aposentada, moradora do bairro Vila Nova, descobriu o câncer há sete anos após perceber que um dos braços estava bastante inchado. Jeanete foi informada que se tratava de um câncer metastático pulmonar.

“Estou em tratamento no Inca, mas aqui no CAV passei por todo acompanhamento necessário e a cada três meses faço exame de sangue. Nós mulheres temos que estar atentas na prevenção contra o câncer de mama”, contou.

A doméstica Elisabeth Ferreira Fernandes de Menezes, 65, que luta contra a doença, também se emocionou com a serenata.

“Me dá força para lutar, pois descobri o câncer na primeira mama há seis anos, depois voltou no mesmo local após seis meses de tratamento. Em maio do ano passado descobri na segunda mama. Aqui no CAV faço um acompanhamento e sigo lutando pela vida. Uma homenagem como esta é emocionante”, afirmou.

Diretora do CAV Mulher, Ana Luzia dos Santos Bezerra, informou que a unidade faz 80 atendimentos por semana com dois mastologistas.

“Oferecemos exame de sangue, preventivo, marcamos mamografia e alguns serviços podem ser marcados dentro da própria unidade e não precisam mais ir até ao Rio. Agora teremos a colposcopia, que é um exame de prevenção do câncer do colo de útero. Essa serenata é uma terapia de grupo e elas acabam percebendo que existem outras mulheres com o mesmo problema. Melhora a autoestima delas e se sentem abraçadas”, disse.