Palestras marcam terceiro dia da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Nova Iguaçu

Sustentabilidade, Inovação, Sociedade e Tecnologia. Estes foram os temas abordados nesta quarta-feira (17), durante a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que está sendo realizada no SESC Nova Iguaçu pela prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMACTI).

Durante todo o dia, nove palestrantes subiram ao palco do teatro do SESC para falar de que forma a ciência e a tecnologia estão ou devem estar inseridas na vida da sociedade. Pela manhã, um dos temas que mais despertaram o interesse do público presente foi a explanação feita por Mauro Lerer. O engenheiro mecânico especialista em gestão ambiental falou sobre a democratização do uso da energia solar fotovoltaica.

“Este sistema chegou ao Brasil no fim de 2012 e permite que o cidadão gere a sua própria energia, fazendo com que ele deixe de ser apenas um consumidor, mas se torne também um gerador de energia. Desta forma, é possível reduzir drasticamente o valor da conta de luz”, explica Lerer.

Segundo ele, um ano após a chegada do sistema fotovoltaico ao Brasil o número de instalações no país era de apenas 60 unidades. Hoje já são 42 mil. “Se pensarmos que aqui há 200 milhões de habitantes, este ainda é um número pequeno. Mas a curva de crescimento nos últimos cinco anos foi fantástica e suficiente para colocar o Brasil entre os 10 países do mundo que mais utilizam este sistema. É um caminho sem volta”, comemora.

Estudante de Sistema de Computação e dono de uma empresa de impressão em 3D, Matheus Bernardes, 24 anos, assistiu às palestras desta quarta-feira (17) e disse que o tema ‘sustentabilidade’ foi o que mais lhe agradou. “As pessoas precisam se conscientizar e cuidar da natureza. Eventos como este são importantes para estimular, principalmente os jovens, a conhecerem mais o que a natureza pode nos proporcionar”, disse o jovem, que também visitou a exposição ‘Física do Dia a Dia’. “Sair um pouco da teoria e ver tudo o que aprendemos na prática é gratificante e estimula a querermos aprender cada vez mais”, completa.

Além de Mauro Lerer, o público também assistiu às palestras de Hélio Vanderlei, Luizi Almeida, Thiago La Poente, Mariana Lessa, Vânia Lopes, Maria Teresa Climaco dos Santos Thomaz, Jorge da Silva e Jackeline Reis.

loker situbondo https://suaralama.info/