Nova Iguaçu inicia 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

“A internet gratuita será um serviço absolutamente imprescindível para todo o mundo. Acredito que, no máximo, em 10 anos todos terão acesso a ela”. A afirmação é do professor e coordenador do Centro de Referência e Inteligência Empresarial da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marcos Cavalcanti. Ele foi o palestrante do primeiro dia de eventos da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada na manhã desta segunda-feira (15), no SESC Nova Iguaçu, pela prefeitura da cidade. O evento vai até sexta-feira (19) e tem como objetivo estimular a sociedade a se integrar a um mundo cada vez mais tecnológico.

Com o tema ‘Ciência para redução das desigualdades’, Marcos Cavalcanti acredita que o acesso à tecnologia é fundamental na educação de crianças e jovens. “As escolas precisam ser repensadas, não se pode mais transmitir uma informação como era antigamente, pois está tudo na internet. Hoje a educação depende cada vez mais desta tecnologia, assim como os cidadãos, senão eles serão divididos em classes, o que irá aprofundar ainda mais a desigualdade”, explicou o palestrante.

Segundo ele, Nova Iguaçu sai na frente na luta pela redução das desigualdades a partir do momento em que a prefeitura cria a Secretaria de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMACTI). “São poucas as prefeituras do Brasil que compreendem a importância deste tema e de seu impacto direto no dia a dia das pessoas. Ter esta secretaria é um passo fundamental para reduzir a desigualdade e melhorar economicamente e socialmente a vida da sociedade”, elogia.

O secretário da SEMACTI, Alex Castellar, acredita que Nova Iguaçu pode colocar seu nome na história do país como uma das 100 cidades mais inovadoras do Brasil. “Hoje, nenhuma destas cidades são de periferia, são todas capitais, ou então do interior de São Paulo e da região sul. Nova Iguaçu tem todas as condições de ser a vanguarda desse processo, tanto que somos a única cidade do sudeste a receber patrocínio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para a realização da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, comemora o secretário.

Programação promete surpreender os participantes

Quem participou da cerimônia de abertura da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi surpreendido ao se deparar com um ‘robô’ de 2,80m de altura que dançou no palco do teatro do SESC e sambou ao som de jovens percussionistas da Casa do Menor. Após a palestra de Marcos Cavalcanti, o gigante reapareceu e tirou fotos com o público.

A semana de eventos continua nesta terça-feira (16) com a Feira de Economia Criativa, Agroecologia e Inovação Social, das 9h às 17h, no pátio do SESC. Haverá também show musical e duas sessões de curta-metragem. Na quarta (17), o público poderá acompanhar palestras sobre Sustentabilidade, Inovação e Sociedade & Tecnologia. Na quinta-feira (18) será a vez da Feira Municipal de Ciência e Tecnologia e das oficinas de Programação em Games e Robótica, além de shows musicais.

O encerramento da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será na sexta-feira (19), com os espetáculos “O rapaz da Rabeca e a moça Rebeca” e “É o fim da picada”, ambos da Fiocruz.