Mutirão de serviços gratuitos no Riachão durante mais uma edição do ‘Prefeitura Presente’

A professora Rosilene da Conceição Silva, de 37 anos, estava há um ano sem fazer qualquer exame para cuidar da saúde. Mas na manhã desta segunda-feira (15), ela acordou cedo após ouvir as tendas do projeto ‘Prefeitura Presente’ serem montadas na Rua Celso Brandão, em frente à Casa do Sabão, no bairro Riachão. Ela marcou pela primeira vez o exame de mamografia e ainda fez testes rápidos de hepatites B e C, sífilis, HIV, glicemia, além de aferir a pressão arterial. O evento da Prefeitura de Nova Iguaçu, que faz parte da programação especial do ‘Outubro Rosa’, levou serviços de assistência social e saúde.

“Confesso que com essa correria do dia a dia me descuidei um pouco, mas o ‘Outubro Rosa’ me conscientizou para esta causa, que é a luta contra o câncer de mama. Estava há um ano sem fazer qualquer exame, mas com esta ação consegui fazer os testes rápidos em poucos minutos e agora vou fazer pela primeira vez o exame de mamografia. Quero antecipar para não ser pega de surpresa”, comentou Rosilene.

Quem esteve no Riachão também conseguiu a isenção da segunda via de certidões de nascimento, carteira de trabalho, casamento e óbito de outros estados, Vale Social, ID Jovem, Distribuição da caderneta do idoso, Reconhecimento de paternidade, cadastramento e recadastramento do ‘Bolsa Família’ e Benefício de Prestação Continuada.

“Há dois anos perdi minha carteira de trabalho dentro do ônibus. Vim tirar a segunda via para poder garantir meus direitos, como décimo terceiro e férias. Ainda trouxe minha esposa para fazer o cadastramento do Bolsa Família e marcar o exame de mamografia. É tão bom quando temos um serviço deste na porta de casa”, lembrou o pedreiro Fabiano Guilherme da Silva, 29.

Agentes de endemias também entregaram panfletos orientando aos moradores a combater o mosquito da dengue, zika e chikungunya.

A Superintendência de Vigilância Ambiental (Suvam) também marcou presença dando orientações sobre o Programa de Controle de Roedores (PCR).