‘Prefeitura Presente’ ganha edição especial em comemoração ao ‘Outubro Rosa’

A programação do ‘Outubro Rosa’ em Nova Iguaçu começou em grande estilo nesta segunda-feira, durante mais uma edição do ‘Prefeitura Presente’, desta vez na Praça Rui Barbosa, no Centro, que também celebrou o Dia do Idoso. Além dos serviços de saúde e assistência social, quem foi ao evento, curtiu muita música, dança, tai chi chuan, e ainda pôde fazer pigmentação de sobrancelha e marcar exames de mamografia.

“Não fiz exame de mamografia este ano, só no ano passado. Consegui marcar o exame em poucos minutos. Liguei o sinal de alerta, pois tenho várias amigas que já tiveram o câncer de mama e foram curadas. Não quero ser mais uma a ser pega de surpresa. O Outubro Rosa é uma data que atrai muitas mulheres para essa causa”, afirmou a moradora da Posse, Ieda de Araújo, de 60 anos.

Quem foi ao ‘Prefeitura Presente’ ainda conseguiu a isenção da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito de outros estados, Vale Social, ID Jovem, Distribuição da caderneta do idoso, Reconhecimento de paternidade, cadastramento e recadastramento do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada, testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV, além de aferição de pressão arterial e de glicemia capilar. Ainda teve corte de cabelo através de uma parceria com o Instituto Nyoá, assessoria jurídica da Unig, Cedae, Tarifa Social da light e o espaço municipal da Terceira Idade com artesanatos produzidos pelos idosos do local.

“Estamos abrindo o ‘Outubro Rosa’, que é muito importante na prevenção das patologias, principalmente o câncer de mama. Todo mês tem que ser de prevenção e hoje 100% das unidades básicas de Nova Iguaçu estão informatizadas. Isso facilita a marcação de consultas. Marcamos aqui mamografia para mulheres de 50 a 69 anos e estamos com um trabalho de conscientização. Vamos estar com essa ação durante as edições do ‘Prefeitura Presente’”, destacou o secretário de Saúde, Manoel Barreto.

Moradora de Miguel Couto, a babá Alcinéa da Silva Neves, 54, participou do evento de forma diferente. Ela cortou parte do cabelo para doar a quem precisa.

“Meu cabelo era muito grande e também sempre tive o sonho de fazer esta doação, principalmente a uma criança. Esse evento da prefeitura foi uma grande oportunidade de fazer alguém feliz”, contou.

O porteiro Luiz Henrique de Souza, de 48, mostrou que o ‘Outubro Rosa’, que é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero, também serviu de alerta aos homens.

“Vim aqui para fazer os testes rápidos e me assustei com minha pressão alta, que estava 16×9. Ainda bem que vim aqui, pois agora sei que tenho algum problema de saúde. Homem também precisa se cuidar. Temos que quebrar esse tabu. Ainda deu um tempo de conseguir a isenção de casamento”, lembrou.

Na próxima quinta-feira (4), o ‘Prefeitura Presente’ vai estar no bairro Cobrex.