Isenção de documentos e serviços de saúde durante ‘Prefeitura Presente’ na Palhada

Há um ano a dona de casa Juliana Pereira da Silva, de 34 anos, perdia num incêndio quase todos os seus documentos, assim como o dos três e filhos e de seu marido, além dos móveis como cama e guarda-roupa. Do incidente, que iniciou após um curto no ar-condicionado, só sobraram a certidão de óbito dos pais e a de nascimento de um deles. Nesta segunda-feira (24), ela esteve no ‘Prefeitura Presente’, desta vez na Palhada, na Rua Wagner, para tirar os novos documentos.

“Perdi quase tudo que estava no quarto. Consegui salvar dois documentos dos meus pais, que ficaram bastante destruídos. As chamas acabaram até com a identidade dos meus filhos, além do meu CPF. O incêndio ainda destruiu as fotografias da minha família. Perdi uma boa parte do passado, mas hoje estou aqui para retirar novos documentos e começar uma vida nova”, lembrou Juliana Pereira.

Durante o ‘Prefeitura Presente’, que leva serviços gratuitos de saúde, educação e assistência social a diversos bairros de Nova Iguaçu, pôde conseguir isenção da segunda via de certidões de nascimento, casamento, identidade e óbito de outros estados, além de cadastramento e recadastramento do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada, Vale Social, carteira de trabalho, ID Jovem, distribuição da caderneta do idoso e reconhecimento de paternidade.
Ainda teve testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, além do posto de vacinação Móvel: vacina contra a Pólio, Tríplice Viral, HPV, Influenza e Febre Amarela.

“A cada três meses faço exames e gasto R$ 30 em clínicas particulares, mas aqui fiz tudo de graça, sem pagar nada. E foi tudo muito rápido. O homem tem que quebrar esse tabu de que não se pode cuidar da saúde, pois queremos viver o mesmo tempo que as mulheres”, afirmou o aposentado Cícero da Silva, de 68.