Mutirão durante ‘Prefeitura Presente’ em Comendador Soares

Com a pequena Rebeca de apenas um mês nos braços e o filho Paulo, de 14 anos, a dona de casa Alessandra de Castro Campista, de 32, esteve nesta segunda-feira (13), em Comendador Soares, durante mais uma edição do ‘Prefeitura Presente’ para fazer o recadastramento do Programa Bolsa Família, aferir a pressão arterial, obter o ID Jovem e tirar a carteira de trabalho para o filho. O projeto da Prefeitura de Nova Iguaçu tem como objetivo levar ações gratuitas aos bairros da cidade.

“Meu filho quer começar cedo a trabalhar. Ele tem esse sonho de estudar, arrumar um emprego e ajudar em casa. A Rebeca completa hoje um mês de vida e vivemos apenas do auxílio do Bolsa Família. No momento está complicado fazer até bico para ganhar algum dinheiro. O Prefeitura Presente está nos dando uma ajudinha, já que conseguimos a carteira de trabalho e o recadastramento do Bolsa Família”, contou

Secretária de Assistência Social, Elaine Medeiros lembrou que o ‘Prefeitura Presente’ teve boa aceitação no bairro de Comendador Soares.

“Na semana passada estivemos aqui com os serviços e muita gente compareceu. Mais uma vez a procura foi grande, ainda deu tempo para que as pessoas cuidassem da beleza, com corte de cabelo e design da sobrancelha”, lembrou.

Quem esteve no evento, ainda pôde fazer testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, isenção da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito de outros estados, além de cadastramento e recadastramento do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada, Vale Social, carteira de trabalho, ID Jovem, distribuição da caderneta do idoso e reconhecimento de paternidade. A Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) ainda disponibilizou o projeto Matemática na Praça, que atraiu muitas crianças, que através de jogos e brincadeiras, aprenderam sobre a matemática.

A professora aposentada Selma Capelani, 65, aproveitou para tirar dúvidas com o Programa de Controle de Roedores (PCR), buscou orientações sobre água (Vigiágua) com a Suvam, além de aprender o combate ao caramujo africano.

“O legal deste evento é isso, ele é muito variado. Oferece serviços de saúde, assistência e até como se combate um roedor e o caramujo africano, que começou a aparecer na casa de um vizinho. Aqui aprendi a técnica correta e eficaz. O bom é que vou poder ensinar a minha vizinhança”, afirmou Selma, que ainda aproveitou para aferir a pressão.

O secretário de Saúde, Manoel Barreto, comentou que os testes rápidos de sífilis estão sendo bastante requisitados pela população durante as edições do ‘Prefeitura Presente’.

“A importância deste trabalho é a descentralização dos serviços e as testagens rápidas, como a da sífilis vão ajudar a diagnosticar e tratar rápido a doença, que cresce cada vez mais no país. É importante tratar para evitar uma geração futura de crianças com má formação fetais”, explicou.

O ‘Prefeitura Presente já passou pelos bairros de Cabuçu, Dom Bosco, Prados Verdes, Parque Todos os Santos, Lagoinha, Austin e Comendador Soares.