Bairro Califórnia ganha paisagismo do Projeto Cuidado do Nosso Espaço

Palmeira Areca, Palmeira Triangular, Dracena, Clorofito. Estas foram algumas das espécies plantadas na calçada da Rua Luís Sobral, no bairro Califórnia, em Nova Iguaçu, nesta quinta-feira (19). O plantio faz parte do Projeto Cuidando do Nosso Espaço, promovido pela Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb) e que tem como objetivo recuperar pontos da cidade que são utilizados como locais de descarte irregular de lixo e transformar em jardins.

Cerca de 200 pontos de lixo já foram georreferenciados pela Emlurb desde o início do projeto, em agosto do ano passado. De lá para cá, sete ruas já receberam as mudas – que foram doadas por empresas privadas  – e deixaram de ser áreas degradadas. “Conversamos com a comunidade e levamos crianças para participarem do plantio, para que elas se conscientizem sobre a importância da preservação do espaço e sejam multiplicadoras de tudo o que elas aprendem. Também pedimos para que os moradores colaborem com a manutenção dos jardins. É por isso que o projeto se chama Cuidando do Nosso Espaço”, explica Alexander Bento Rezende, presidente da Emlurb.

Nesta sétima edição do projeto, alunos da Escola Municipal Padre Agostinho Pretto, na Califórnia, participaram do plantio. Um dos mais engajados era Miguel Silva Lixa. “Na minha escola procuro sempre participar de ações ligadas ao meio ambiente. Aqui tinha muito lixo, tinha mau cheiro, era muito feio. Então meus colegas e eu fizemos questão de vir participar desse projeto e estamos ajudando a transformar o espaço em um local mais bonito, agradável e apresentável”, comemora o estudante de 14 anos.

A transformação agradou aos moradores da Rua Luís Sobral, especialmente a cabeleireira Valéria Casimiro de Souza, 47 anos, que mora justamente ao lado do novo espaço. “Há 25 anos existia um jardim nesta mesma calçada. Ele era cultivado por uma vizinha, mas depois que ela morreu aqui virou um depósito de lixo. Era um espaço lindo”, recorda Valéria, que pede para que os vizinhos ajudem a preservar o local. “Se todos fizerem a sua parte e não jogarem lixo, nós vamos conseguir manter o jardim bonito como era antes”.