Comidas típicas e muita dança em arraiá no Centro Pop

Fazer novas amizades, fortalecer o vínculo entre os frequentadores e aproximar pessoas em situação de rua dos serviços de assistência social. Esse foi um dos objetivos do arraiá do Centro de Referência Especial para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop), realizado nesta quarta-feira (dia 18). Cerca de 100 pessoas marcaram presença no evento, que teve comidas típicas como caldos, milho verde, doces e bolos. Ainda teve apresentação do grupo Garimpo do Rap, muita música e danças tradicionais.

“Esse espaço é de convivência que agrega diversas atividades: esportiva, cultural e social. O arraiá é um momento de fortalecer vínculos e se divertir. Temos oportunidades de nos conhecermos melhor e todos descobrem as atividades do espaço e assistem apresentações que acontecem aqui. Temos aula de xadrez, violão, karatê, entre outros, e muitos não conheciam e vão passar a se interessar pelo projeto. As pessoas em situação de rua também devem ter o direito de curtir uma festa como esta”, comentou a secretária de assistência social de Nova Iguaçu, Elaine Medeiros.

O arraiá também aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Jardim Paraíso e Vila de Cava e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Caioaba.

Quem se divertiu bastante no arraiá do Centro Pop foi o casal Leandro Medeiros Correia, de 23 anos e Tayná Maria Aparecida, 26. Eles, que moram nas ruas da cidade há dois anos, dançaram quadrilha e foram uma das atrações da barraca do beijo. Mãe de quatro filhos, a jovem contou que a festa junina no Centro Pop ajuda as pessoas em situação de rua a esquecer um pouco dos momentos de tristeza.

“Hoje brinquei, me diverti muito e ainda comi coisas típicas de festa junina. Até esqueci por alguns minutos que moro na rua. Momentos como este é importante para estreitar a relação dos frequentadores desse local. Atualmente vendo balas no trânsito para sobreviver, mas vou tirar minha carteira de trabalho em Nova Iguaçu, arrumar um emprego e mudar de vida”, lembrou Tayná, que morava com a mãe e quatro irmãos numa casa no bairro de Santa Rita.

Líder do grupo ‘Garimpo do Rap’, que se apresentou durante o arraía, Marco Antônio Leandro, o Mc Lobo, contou que muitos frequentadores já estão passando a gostar mais de música.

“Essa interação entre nós é importante para descobrir novos talentos, assim como aconteceu com o nosso grupo”, afirmou.

O Centro Pop atende na Rua República Árabe da Síria, nº 136, no Centro de Nova Iguaçu e funciona de segunda a sexta de 8 h às 17 h.

 

loker situbondo https://suaralama.info/