Prefeitura Presente chega a 15ª edição com diversos serviços gratuitos de saúde e assistência social

Depois de 14 anos morando junto com o companheiro Alan Patrick Pereira, de 28 anos, a dona de casa Suelen da Silva Batista, de 27, finalmente vai conseguir realizar o sonho de oficializar a união. Nesta segunda-feira (9), ela aproveitou a manhã para regularizar a situação solicitando a isenção da certidão de nascimento, durante a 15ª edição do programa Prefeitura Presente, realizada em Austin.

“Soube do evento por grupos de whatsapp. Foi a oportunidade que faltava para realizar nosso sonho. Ainda aproveitei para fazer alguns testes de saúde como prevenção mesmo e solicitar também a carteira de trabalho. Tudo foi muito rápido e sem burocracia. Gostei bastante”, elogia a dona de casa.

O Prefeitura Presente é uma ação que leva aos bairros mais distantes do centro serviços públicos gratuitos oferecidos pela prefeitura, como cadastramento e recadastramento do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada; Vale Social; carteira de trabalho; ID Jovem, distribuição da caderneta do idoso; reconhecimento de paternidade; isenção da segunda via de certidões de nascimento; casamento e óbito de outros estados; testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV; aferição de pressão arterial e de glicemia. Para as crianças o projeto ‘Matemática na Praça’, da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), levou de forma lúdica, através de jogos, alguns conceitos de matemática.

“Este é um projeto que está ajudando muitos iguaçuanos que não têm a oportunidade de se locomover para o Centro da cidade por conta do trabalho e por outros motivos. Em sua 15ª edição já percorremos bairros como Cabuçu, Dom Bosco, Prados Verdes, Parque Todos os Santos, Lagoinha, Cacuia e diversos sub-bairros de Austin. Em todos estes locais, a procura foi bastante grande e pretendemos estender para toda cidade”, afirma a secretária de Assistência Social, Elaine Medeiros.