Projeto de Nova Iguaçu é premiado durante ‘Programa Lidera Rio’

O projeto de planejamento urbano ‘Requalificação dos centros de bairros e ônibus itinerante para atendimento da população’, apresentado pela Prefeitura de Nova Iguaçu durante seis meses de curso do Lidera Rio, foi escolhido como o melhor programa da cidade na categoria ‘Melhor Projeto por Munícipio’, durante premiação do programa de formação de líderes públicos que foi implantado por meio de uma parceria entre o Sebrae/RJ, o Instituto República, o Cidadis (empresa carioca especializada em inteligência, inovação e soluções para cidades) e o Centro de Liderança Pública  (CLP). O evento aconteceu na tarde de terça-feira (19), no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro do Rio. A prefeitura apresentou três projetos na área de segurança, urbanização e desenvolvimento econômico.

Os participantes de Nova Iguaçu foram a primeira-dama do município e coordenadora do Conselho do Programa Nova Iguaçu Solidário, Erika Ammon, o secretário de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação, Alex Castellar, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Cid, a coordenadora de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Braga, dois subsecretários da pasta de Infraestrutura, Ronaldo Grana e José Reginaldo, este último ainda ganhou o certificado por 100% de frequência em todas as etapas do curso. Também participaram do curso a subsecretária de Educação, Renata Santana, o subsecretário de Atenção Básica, Manoel Barreto e o subsecretário de Assistência Social, Luiz Alexandre Soares.

Todos eles, que passaram por processo seletivo que escolheu gestores que trabalham em setores estratégicos, estiveram divididos em três turmas, junto com os servidores de Niterói, Maricá, São Gonçalo, Petrópolis, Três Rios, Nova Friburgo e Mesquita. Todos também tiveram seus projetos escolhidos como ganhadores nos eixos como diversificação da matriz econômica, ambiente de negócios, sustentabilidade e resiliência e planejamento estratégico.

O melhor projeto de todos os 28 apresentados ficou com a Prefeitura de Niterói: “Implantação de Parques Solares em Área de Encostas”.

Para o gerente de Consultoria do Cidadis, Pedro Mendes Succar, todas as oito prefeituras foram capacitados e incentivados ao pensar nos problemas da cidade e realizar um projeto para solucionar o mesmo.

“Acompanhamos de perto esses projetos, orientamos e aperfeiçoamos cada um. São projetos de implementação de longo prazo de um a dois anos, mas com três meses dava para perceber se iria sair do papel”, lembrou.

O diretor-superintendente do Sebrae-RJ, Cezar Vasquez, afirmou que o Lidera Rio é uma oportunidade para valorizar os gestores.

“As dificuldades e problemas que têm sido enfrentados pelo país e municípios fluminenses fazem com que, às vezes, a gente não se dê conta da capacidade, da motivação dos gestores municipais. Este programa tem justamente o objetivo de estimular a capacidade deles”, garantiu.